quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Mais uma morte suspeita de A (H1N1)


Uma jovem de 25 anos pode ter sido a segunda vítima fatal de gripe A(H1N1) no Estado. A mulher, cujo nome não foi divulgado, deu entrada por volta das 7h da última terça-feira, no Hospital Oswaldo Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro. Ela faleceu por volta das 18h do mesmo dia. A mulher chegou à unidade hospitalar apresentando um quadro grave de febre há cinco dias e tosse constante, o que culminou com uma parada cardíaca irreversível. O corpo dela deverá ser sepultado hoje pela manhã, no Cemitério Parque das Flores, localizado no bairro de Tejípio. A mulher teria viajado para o Canadá e retornado semana passada. A vítima era natural do Recife.
No último dia 3, foi registrado o primeiro caso de morte por gripe A em Pernambuco. A garota Ludimila Dávila Ribeiro Garcia, de 17 anos, faleceu por complicações ocasionadas pela doença. Ela passou 15 dias internada no Hospital Prontolinda, em Olinda. A adolescente era natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, mas tinha vindo ao Estado para passar férias em Porto de Galinhas, praia do Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a infectologista do HUOC, Polyana Monteiro, a mulher de 25 anos apresentou um quadro respiratório grave e foi imediatamente internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com gripe na última terça-feira. Porém, ao longo desse dia o quadro dela agravou-se, vindo a óbito. “O corpo foi encaminhado ao SVO (Serviço de Verificação de Óbito) para ser realizada a necropsia. Fragmentos de tecidos e restos de secreção foram colhidos para exames em laboratório. Uma das possibilidades pode ter sido Influenza A, mas também pode ter sido pneumonia ou infecção generalizada”, informou a especialista.
Em nota oficial, o médico intensivista Gustavo Trindade Filho, do HUOC, acha “pouco provável” a morte ter sido causada pela Influenza A (H1N1). Isto porque ela chegou ao hospital já apresentando um quadro grave. A paciente foi encaminhada diretamente para UTI, onde chegou com nível de consciência baixo e crise convulsiva, segundo a equipe médica que prestou atendimento.
Ainda de acordo com informações da equipe médica, o quadro clínico dela evoluiu para uma baixa de pressão e de temperatura do corpo. A vítima chegou a ter uma sensível melhora com reposição de medicamentos. Porém, houve uma parada cardíaca súbita irreversível culminando com a morte. Os fragmentos de tecidos pulmonares e resquícios de secreção da suposta vítima foram encaminhados para o laboratório Evandro Chagas, no Pará. Lá, será diagnosticado se foi mais um caso de gripe A ou não. O resultado desse exame deverá ser divulgado num prazo de dez dias corridos. A direção do HUOC esclareceu que está adotando todas as medidas em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) visando ao atendimento correto e também assegurar a qualidade da assistência à população.

NÚMEROS


De acordo com boletim da SES, foram confirmados mais dez novos casos de gripe A (H1N1) em Pernambuco. Com mais essa atualização, sobe para 55 o número de pessoas infectadas pela nova gripe no Estado. Desses dez novos casos, quatro são mulheres e seis homens. Há também 157 ocorrências em investigação e 46 pessoas estão internadas, sendo 24 em hospitais particulares e 22 na rede pública de saúde. Até agora, foi confirmado um óbito no Estado, justamente o da jovem Ludimila. Ainda de acordo com a SES, esses casos confirmados já estão curados ou evoluem bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário