quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Falta de vacina ameaça imunização de crianças em quatro estados

Tetravalente imuniza contra tétano, coqueluche, difteria e meningite B.Laboratório informa que produção teve problemas, mas foi normalizada
A imunização de crianças contra doenças graves está ameaçada pela falta de uma vacina: é a tetravalente, que imuniza contra tétano, coqueluche, difteria e meningite tipo B. Até os seis meses de vida todas as crianças precisam receber pelo menos três doses. O laboratório Bio Manguinhos, do Rio de Janeiro, reconheceu problemas na produção - mas afirma que ela já foi normalizada. O Ministério da Saúde informou que está enviando mais de 1,4 milhão de doses aos estados.
Os problemas com a distribuição começaram em maio. Em São Paulo, o volume recebido é pouco superior à metade da demanda. Santa Catarina só recebeu metade das doses de que necessita por mês. Para o Paraná foi enviado menos de um terço do que o estado precisa. O Espírito Santo acaba de receber um novo lote de vacinas, mas também é menor do que o pedido.
As consequências de uma eventual falha de imunização não aparecem imediatamente, mas podem colocar em risco a vida de milhares de crianças. Os números da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que só no ano passado, a coqueluche, que também é conhecida como tosse comprida, matou no Brasil mais de 1,3 mil crianças.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário