quinta-feira, 27 de agosto de 2009

HDM participa da Campanha Nacional para Registro Civil de Nascimento



A Campanha Nacional para Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica teve inicio no ultimo dia 23 de agosto e segue até o dia 23 de setembro. Em Petrolina, os papais e mamães contam com um reforço ainda maior, já que um cartório para o registro civil de nascimento funciona dentro do próprio Hospital da Mulher e da Criança – HDM.

A sensibilização para que os pais registrem seus filhos ainda dentro do Hospital Dom Malan é um trabalho constante das assistentes sociais da unidade hospitalar que diariamente percorrem os setores como: triagem obstétrica, maternidade e a própria sala de parto para sensibilizara as mães sobre o serviço que está disponível diariamente das 14h30 às 17h. De acordo com Almira Gonçalves, assistente social, a demanda por registros ainda é considerada baixa, em relação à quantidade de partos realizados. São cerca de 10 registros diários em contra partida, cerca de 20 mulheres têm seus filhos diariamente no hospital. “Contamos com a atenção básica para informar a futuras mamães e a família sobre a necessidade de levar a documentação para o hospital, para que a criança tenha alta da unidade já com seus direitos garantidos”, destaca Almira.

Para a realização do Registro Civil de Nascimento, os pais devem está de posse da via amarela da Declaração de Nascido Vivo (DNV), fornecida pelo hospital ou maternidade, e o documento de identificação dos pais. Caso o casal não seja casado, é necessário a presença do pai para a realização do registro. É importante esclarecer que o registro civil de nascimento e a certidão de nascimento não são a mesma coisa. O registro civil fica no cartório, é feito uma única vez e sem custos adicionais. A certidão é aquela que os pais levam para casa com a identificação do nascimento. É a través do registro civil de nascimento que a lei garante os direitos e os deveres sociais à criança que acaba de nascer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário