quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Vigilância Epidemiológica no combate a Hanseníase

Causada por um micróbio, o Bacilo de Hansen, a Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta que se instala no organismo acometendo principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo (braços, mãos, coxas, pernas, pés e a face), que podem em estágio avançado causar deformidades.

Transmitida diretamente de um agente infectado não tratado para a outro através das vias respiratórias, a doença ocorre em pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade, cor ou classe social. Entretanto, a maioria dos indivíduos, mesmo entrando em contato com o micróbio, não adoece porque tem uma resistência natural.

Neste sentido podemos afirmar que a hanseníase tem cura. O diagnóstico precoce, aliado a um tratamento regular e o acompanhamento da equipe médica pode impedir o aparecimento das deformidades e ainda a transmissão para outras pessoas. O tratamento é chamado de poliquimioterapia é realizado através da rede pública de saúde sendo totalmente grátis. È importante destacar que o tratamento, dura em média de 6meses há um ano, e não pode ser interrompido, ele é o único que cura a hanseníase matando todos os bacilos. Depois de iniciado o tratamento não há mais perigo de passar a doença para outras pessoas.

Petrolina na luta contra a Hanseníase

Nenhum comentário:

Postar um comentário