sábado, 17 de outubro de 2009

Horário de verão começa para 10 estados e o DF

Chá preto, café, livros e filmes que prendem a atenção devem ser evitados para garantir um sono tranquilo hoje, quando moradores de dez estados brasileiros e do Distrito Federal vão perder uma hora por causa do horário de verão, que começa à meia-noite. Nesse momento, os relógios devem ser adiantados em uma hora e só voltarão ao normal à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010. Além do DF e de São Paulo, a mudança ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio, Espírito Santo, Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O governo espera reduzir a demanda por energia em 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.780 MW, megawatts) ou o suficiente para abastecer uma cidade com cinco milhões de habitantes. No Sul, a previsão é de 4,5% de redução na demanda, o que representa 490 MW, uma cidade com 1,5 milhão de pessoas.

A demanda é o conceito que define a quantidade máxima de energia que é exigida do sistema elétrico em um determinado momento do dia, geralmente entre 17h e 22h. Na última quinta-feira, por exemplo, a demanda máxima por energia no Sistema Interligado (todo o país menos região Norte) foi 62.230 MW (megawatts), registrada às 19h11.

Na média dos últimos dez anos, segundo o Ministério de Minas e Energia, a redução da demanda tem sido de 4,7% durante o horário de verão. Com isso, aproximadamente 2.000 MW deixaram de ser gerados. De acordo com o ministério, essa quantidade de energia equivale a 65% da demanda do Rio de Janeiro ou 85% da demanda de Curitiba (PR).

O horário não é adotado nas regiões Nordeste e Norte porque os Estados estão mais próximos da linha do Equador e, por isso, a quantidade de horas do dia com luminosidade natural varia muito pouco ao longo do ano. Nos Estados mais distantes da linha do Equador, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno.

Segundo o clínico geral do Hospital das Clínicas Jacob Faintuch, o hormônio melatonina, acionado pela falta de luz, é alterado com a mudança de horário. “O ideal é evitar situações estimulantes no fim da tarde ou na parte da noite”, afirma. Ele explica que, quanto maior o estímulo, mais difícil é para o organismo relaxar.

Em São Paulo, o Metrô, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) vão estender o horário de operação em São Paulo. À meia-noite, a circulação de trens continuará normal.

Já as 600 linhas da EMTU vão operar normalmente, mas as partidas programadas para a meia-noite serão feitas à uma hora do horário de verão. O mesmo vale para as 13 linhas de trólebus e ônibus que operam no corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara). Nos terminais rodoviários paulistanos não haverá alterações na operação, porque as passagens foram vendidas com o horário de verão já previsto.(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário