quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Assistência nutricional auxilia na recuperação de pacientes no HDM

Para garantir uma alimentação saudável visando à recuperação do paciente, o Hospital Dom Malan investe em uma equipe de nutricionistas para realizar o serviço de assistência nutricional. A equipe formada por três nutricionistas visita todas as enfermarias da unidade para acompanhar individualmente cada paciente internado. As nutricionistas coletam informações sobre os hábitos alimentares e o contexto socioeconômico e cultural que influenciam na forma como o paciente se alimenta.

“Fazemos o diagnóstico nutricional através de entrevistas (anamnese) e avaliação física nutricional, para que a nutrição juntamente com as condutas da equipe multiprofissional possam contribuir para a manutenção e recuperação do quadro geral do paciente ”, destaca a nutricionista Edjane Leite.

A assistência nutricional é individualizada, bem como orientação familiar quanto aos cuidados à alimentação na alta hospitalar são intensificados. De acordo com a Edjane o maior desafio é o contexto social, já que muitas pacientes ainda relacionam uma boa alimentação a um alto poder aquisitivo. “É justamente neste sentido que procuramos apresentar aos pacientes orientações nutricionais adequando a alimentação a realidade social do mesmo, uma boa alimentação recupera mais facilmente o organismo debilitado e ainda é capaz de prevenir doenças melhorando assim a qualidade de vida de toda a família”, finaliza a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário