sábado, 31 de outubro de 2009

Tecnologia para a sociabilização das pessoas com deficiência

SCARPA destaca intercâmbio entre desenvolvedores e usuários
O surgimento das novas tecnologias com a adequação e o aprimoramento dos tradicionais instrumentos de assistência às pessoas com algum tipo de deficiência física proporcionaram diversos avanços na questão da sociabilização. Melhoria na qualidade de vida, conquista da independência, mobilidade emancipada e a quebra das barreiras de comunicação são as metas de quem desenvolve soluções para este público. Com o tempo, as limitações físicas, sensoriais ou mentais começam a ser desfeitas através da adaptação da tecnologia à vida dessas pessoas. A chamada Tecnologia Assistiva ganha espaço e passa a ser a principal aliada dos deficientes físicos no desenvolvimento de atividades básicas do dia a dia.


Criado há 11 anos, nos Estados Unidos, o termo Assistive Technology - em português, Tecnologia Assistiva - pode ser definido como o conjunto de equipamentos, adaptações para instrumentos, serviços e recursos estratégicos utilizados para reduzir os obstáculos enfrentados pelas pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. Todo este aparato deve ser produzido sob medida para que seus usuários mostrem e desenvolvam suas habilidades. No Brasil, o termo ganhou algumas adaptações e também pode ser chamado de “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio”, “Tecnologia Adaptativa” ou, simplesmente, “Adaptações”. A Tecnologia Assistiva trouxe significativos avanços e melhorou o bem-estar de milhares de brasileiros especiais, mas muita coisa ainda precisa ser feita.

Para discutir os problemas que ainda precisam ser resolvidos no campo da Tecnologia Assistiva e apresentar as últimas inovações tecnológicas voltadas a oferecer uma melhor qualidade de vida, Recife sedia, esta semana, a 1° Feira Muito Especial de Tecnologia Assistiva de Pernambuco, simultaneamente com o 2° Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva. O evento que começou ontem e vai até a próxima sexta-feira, no Centro de Convenções de Pernambuco, é realizado pelo Instituto Muito Especial em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e reúne especialistas, pesquisadores, governo federal, iniciativa privada, sociedade civil e ONGs. A feira contará com mais de 30 expositores que irão apresentar suas mais recentes criações tecnológicas.

“O Congresso e a Feira Muito Especial de Tecnologia Assistiva têm como objetivo trabalhar as técnicas para assimilar os equipamentos, abrindo um novo espaço para que os desenvolvedores mostrem seus trabalhos”, afirma o presidente do Instituto Muito Especial, Marcus Scarpa. Segundo ele, o evento também possibilitará uma maior integração entre as partes diretamente interessadas nos projetos. “É importante que se crie um intercâmbio de pensamento entre universidades, empresas e os deficientes, para que haja uma maior sensibilização de toda comunidade científica e da sociedade”, explica Scarpa.

O engenheiro da Divisão de Robótica e Visão Computacional, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia -, José Antônio Beiral, também acredita que a feira e o congresso servirão como importantes instrumentos de diálogo e profusão de conhecimento das Tecnologias Assistivas. “As pessoas que possuem algum tipo de deficiência terão a oportunidade de verificar se determinada tecnologia é adaptável ou não às suas necessidades e se o preço do produto é compatível com o seu poder econômico. Já as empresas poderão interagir com centros de pesquisas, fornecedores de equipamentos e distribuidores, além de ter o contato com os usuários”, afirma Beiral, que é gestor do projeto Auxilis, responsável por desenvolver protótipos de baixo custo utilizando tecnologia de ponta.(Folha de Pernambuco)

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PAS DO JOSÉ E MARIA COMPLETA 1 ANO

O PAS do José e Maria recebeu a visita da Secretária de Saúde, Kátia Simoni, hoje (30). A Unidade de atendimento completa 1 Ano.
Segundo Régis Cavalcanti -Administrador - 94% dos casos que chegam ao PAS tem resolutividade. A Secretária parabenizou os funcionários e visitou as instalações.










Fotos:Josélia Maria

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Campanha de Hanseníase prossegue com exames na Praça Dom Malan


Uma estrutura com recepção, barraca, faixas e carro de som foi montada nesta quarta feira (21) na Praça Dom Malan no Centro de Petrolina, para atender as pessoas que desejam fazer o exame de pele que pode ou não indicar a presença de hanseníase. Desde as oito horas da manhã, a equipe da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, começou a distribuir panfletos, esclarecer dúvidas e realizar exames no local.

Para Francisco Freitas, coordenador da campanha, a primeira impressão nesta manhã foi positiva. “Fiquei satisfeito quando cheguei na praça e vi as pessoas se apresentando, não apenas para tirar dúvidas, mas dispostas a fazer ao exame. Isso demonstra que a população está mais esclarecida e consciente da importância de combater a doença, mas, não podemos nos acomodar”, ressaltou. Os exames continuam a ser feitos nos postos de saúde e feiras livres até o dia 26 deste mês.

Já foram registrados esse ano no município de Petrolina, 247 casos da doença. Essas pessoas já estão sendo acompanhadas e tratadas. O tratamento da hanseníase é feito nos serviços de saúde. Pode durar de seis a doe meses, se o tratamento for seguido corretamente.

O diagnóstico é clínico e feito através do exame dermato-neurológico, que consiste em um exame minucioso da pele e palpação dos nervos periféricos situados no braços e pernas. Como não é uma doença no sangue, pois o bacilo gosta de temperatura mais baixa para se multiplicar, a pesquisa do bacilo de Hansen é feita através de esfregaços cutâneos, por meio de um pequeno corte na pele dos lóbulos das orelhas, cotovelos e lesão (regiões frias do corpo).

A hanseníase é uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de dois até mais de 10 anos. A doença pode causar enfermidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. As pessoas atingidas pela hanseníase, apresentam mãos, pés e olhos insensíveis ou com atrofias.

A doença é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento através de medicamentos.

Prefeitura informa feriado

A Prefeitura Municipal de Petrolina informa aos servidores municipais que o feriado da próxima quarta-feira (28), data destinada ao servidor público, foi adiado para o dia 30 de outubro. No dia 28 haverá expediente normal: das 07 às 13h. Na oportunidade, os funcionários terão um feriado prolongado, já que em 02 de Novembro (dia de finados), uma segunda-feira, também é feriado.

Campanha de Vacinação anti-rábica já começou em Petrolina


As equipes do Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde já estão nesta terça feira(20), nos bairros João de Deus e São Gonçalo para vacinar cães e gatos. O trabalho prossegue até o dia 17 de novembro quando deverão ser vacinados 35.304 animais, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para Petrolina. Sendo 28 mil cães e sete mil gatos no perímetro urbano e zona rural do município. A meta do ano passado foi de 35 mil animais. Estão envolvidas no trabalho de vacinação, 45 pessoas.

O chamado dia “D” da vacinação será sábado, dia 24. As equipes de vacinação estarão no centro da cidade, a partir das oito horas, na Praça das Algarobas, Praça do Galo, Praça Maria Maga, no bairro José e Maria. De acordo com a veterinária e diretora do Centro de Zoonoses da Prefeitura Municipal, Michelle Paschoal, 97 mil residências serão visitadas na campanha. “Faremos uma visita casa a casa para cumprirmos a meta e garantir que Petrolina mantenha o seu controle, sem nenhum caso de raiva”, enfatizou. Num primeiro momento, a campanha irá se concentrar na sede e no dia 15 de novembro será o dia “D” do interior. O lote de vacinas que está sendo enviado à Petrolina pelo Ministério da Saúde é do tipo “vírus inativado (IPV)”, vacina considerada mais eficaz do que o que vinha sendo utilizado anteriormente.

A raiva é uma doença mortal, causada por um vírus que caminha pelo sistema nervoso central até o cérebro, onde se aloja e se desenvolve. A transmissão ocorre através do contato direto com a saliva do animal doente por mordedura ou lambedura em pele lesada. O cão é um dos animais mais importantes na cadeia da transmissão da raiva urbana.

Os sintomas mais comuns nessa espécie são: mudança geral de comportamento; fotofobia (medo da luz procurando, desta maneira, lugares escuros); agressividade; andar cambaleante, mordendo qualquer objeto à sua frente; procura de água e alimento sem conseguir engolir devido à paralisia da mandíbula, língua e glote. A morte ocorre após o aparecimento dos sintomas, em média de cinco a sete dias.

Assistência nutricional auxilia na recuperação de pacientes no HDM

Para garantir uma alimentação saudável visando à recuperação do paciente, o Hospital Dom Malan investe em uma equipe de nutricionistas para realizar o serviço de assistência nutricional. A equipe formada por três nutricionistas visita todas as enfermarias da unidade para acompanhar individualmente cada paciente internado. As nutricionistas coletam informações sobre os hábitos alimentares e o contexto socioeconômico e cultural que influenciam na forma como o paciente se alimenta.

“Fazemos o diagnóstico nutricional através de entrevistas (anamnese) e avaliação física nutricional, para que a nutrição juntamente com as condutas da equipe multiprofissional possam contribuir para a manutenção e recuperação do quadro geral do paciente ”, destaca a nutricionista Edjane Leite.

A assistência nutricional é individualizada, bem como orientação familiar quanto aos cuidados à alimentação na alta hospitalar são intensificados. De acordo com a Edjane o maior desafio é o contexto social, já que muitas pacientes ainda relacionam uma boa alimentação a um alto poder aquisitivo. “É justamente neste sentido que procuramos apresentar aos pacientes orientações nutricionais adequando a alimentação a realidade social do mesmo, uma boa alimentação recupera mais facilmente o organismo debilitado e ainda é capaz de prevenir doenças melhorando assim a qualidade de vida de toda a família”, finaliza a nutricionista.

Secretaria de Saúde entrega Aparelhos Auditivo


A Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Centro Auditivo fará entrega de 120 aparelhos auditivos quinta-feira,22, às 10:00h, Rua Tobias Barreto (próximo a Rio Naútica).
Na oportunidade estarão presente o prefeito Júlio Lóssio;Secretária de Saúde Kátia Simoni, beneficiados e a comunidade civil.
"A nossa maior missão é devolver o dom de ouvir- Centro Auditivo!"
Contato: Jaydenisse -Fonoaudióloga (87) 8837-3908

sábado, 17 de outubro de 2009

Horário de verão começa para 10 estados e o DF

Chá preto, café, livros e filmes que prendem a atenção devem ser evitados para garantir um sono tranquilo hoje, quando moradores de dez estados brasileiros e do Distrito Federal vão perder uma hora por causa do horário de verão, que começa à meia-noite. Nesse momento, os relógios devem ser adiantados em uma hora e só voltarão ao normal à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010. Além do DF e de São Paulo, a mudança ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio, Espírito Santo, Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O governo espera reduzir a demanda por energia em 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.780 MW, megawatts) ou o suficiente para abastecer uma cidade com cinco milhões de habitantes. No Sul, a previsão é de 4,5% de redução na demanda, o que representa 490 MW, uma cidade com 1,5 milhão de pessoas.

A demanda é o conceito que define a quantidade máxima de energia que é exigida do sistema elétrico em um determinado momento do dia, geralmente entre 17h e 22h. Na última quinta-feira, por exemplo, a demanda máxima por energia no Sistema Interligado (todo o país menos região Norte) foi 62.230 MW (megawatts), registrada às 19h11.

Na média dos últimos dez anos, segundo o Ministério de Minas e Energia, a redução da demanda tem sido de 4,7% durante o horário de verão. Com isso, aproximadamente 2.000 MW deixaram de ser gerados. De acordo com o ministério, essa quantidade de energia equivale a 65% da demanda do Rio de Janeiro ou 85% da demanda de Curitiba (PR).

O horário não é adotado nas regiões Nordeste e Norte porque os Estados estão mais próximos da linha do Equador e, por isso, a quantidade de horas do dia com luminosidade natural varia muito pouco ao longo do ano. Nos Estados mais distantes da linha do Equador, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno.

Segundo o clínico geral do Hospital das Clínicas Jacob Faintuch, o hormônio melatonina, acionado pela falta de luz, é alterado com a mudança de horário. “O ideal é evitar situações estimulantes no fim da tarde ou na parte da noite”, afirma. Ele explica que, quanto maior o estímulo, mais difícil é para o organismo relaxar.

Em São Paulo, o Metrô, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) vão estender o horário de operação em São Paulo. À meia-noite, a circulação de trens continuará normal.

Já as 600 linhas da EMTU vão operar normalmente, mas as partidas programadas para a meia-noite serão feitas à uma hora do horário de verão. O mesmo vale para as 13 linhas de trólebus e ônibus que operam no corredor metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara). Nos terminais rodoviários paulistanos não haverá alterações na operação, porque as passagens foram vendidas com o horário de verão já previsto.(Folha de Pernambuco)

Direção do HDM anuncia mudança e descarta gestão da Univasf

565O Hospital da Mulher e da Criança/HDM tem uma nova diretora administrativa: é Célia Liberato. Ela já havia trabalhado na unidade como gerente e, portanto, conhece a fundo a estrutura e os problemas do HDM.

No entanto, em nota enviada à imprensa, a direção deixa claro que o hospital não será administrado pela Univasf, como apontavam muitas conversas de bastidores. A mudança foi apenas de ordem interna e apenas nesse setor. Os demais funcionários continuam trabalhando normalmente.

Sobre a presença de guardas municipais na administração do hospital, a explicação é de que a medida visou apenas a prevenir e garantir a preservação do patrimônio público, sendo que a Guarda cumpriu suas obrigações, sem excessos.

Foto: Ascom/PMP
Blog do Carlos Britto

Coordenadora do SAMU contesta vice-presidente do Simepe

Solange SAMUA coordenadora geral do SAMU em Petrolina, Solange Guedes, contestou ao Blog algumas informações do vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Sílvio Rodrigues.

Segundo Solange, nunca faltaram medicamentos na unidade do SAMU – como Sílvio havia dito – muito menos os básicos. “A gente até empresta esses remédios para o (Hospital de) Traumas e outras instituições”, revelou Solange.

Quanto ao disfibrilador, a coordenadora disse que um novo equipamento já foi adquirido e deve chegar na próxima semana. Solange, que está há um ano na coordenadoria do SAMU, discorda também sobre a “estrutura precária” mencionada pelo vice-presidente do Simepe.

Ela ressaltou que as ambulâncias recebem manutenção periódica e são abastecidas a qualquer hora que a equipe necessitar. “Há casos em que precisamos levar o paciente até o Recife, e ele vai de ambulância com nossa equipe, sem nenhum custo para esse paciente”, informou a coordenadora.

Foto: Josélia Maria/divulgação

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sífilis Congênita: Campanha foca nos homens para reduzir grande incidência em PE

Está sendo lançada nesta quarta-feira (14), uma campanha para diminuir os casos de sífilis congênita em Pernambuco. Quinze mil cartazes e 500 mil panfletos serão distribuídos junto à população para alertar sobre a doença, transmitida da mãe para o bebê durante a gestação. Em entrevista coletiva, o vice-governador e secretário de Saúde, João Lyra Neto, vai expor os pontos principais da mobilização, que vai percorrer praças públicas, esquinas movimentadas e estádios de futebol. No ano passado, Pernambuco teve 354 casos de sífilis congênita.

As peças da campanha salientam que o homem deve se engajar na mobilização. Segundo o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueirôa, a sífilis é transmitida principalmente através das relações sexuais. Como culturalmente a mulher procura mais o serviço de saúde, a grávida acaba se descobrindo portadora da doença e inicia o tratamento, que é prejudicado muitas vezes porque o parceiro, que também tem sífilis, acaba reinfectando sua mulher. O objetivo é que o homem se engaje no pré-natal, faça o exame que detecta a sífilis e, se for o caso, inicie o tratamento em um posto de saúde mais próximo.

A cura da sífilis, em qualquer estágio, pode ser conseguida em apenas três semanas. Um dos primeiros sintomas é uma ferida no órgão genital, que não dói, nem arde e desaparece rapidamente. A doença não-tratada, transmitida para o bebê durante a gestação, é chamada de sífilis congênita, que pode causar aborto na grávida ou malformação no feto. Segundo o coordenador, muitas vezes, quando o bebê consegue sobreviver, ele desenvolve problemas de audição, de visão e no sistema ósseo.

Blog da Folha: Médicos do Cabo aprovam novas paralisações

Após uma semana de paralisação, os médicos da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho, estiveram reunidos em Assembléia Geral, ontem, no auditório do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) para avaliar o movimento e decidir os rumos da categoria. Estiveram presentes os presidente do Simepe, Antônio Jordão, do Cremepe André Longo, além do advogado do sindicato, Mauro Feitosa, esclarecendo aos médicos sobre a legalidade do movimento e das paralisações.

Vigilância Epidemiológica no combate a Hanseníase

Causada por um micróbio, o Bacilo de Hansen, a Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta que se instala no organismo acometendo principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo (braços, mãos, coxas, pernas, pés e a face), que podem em estágio avançado causar deformidades.

Transmitida diretamente de um agente infectado não tratado para a outro através das vias respiratórias, a doença ocorre em pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade, cor ou classe social. Entretanto, a maioria dos indivíduos, mesmo entrando em contato com o micróbio, não adoece porque tem uma resistência natural.

Neste sentido podemos afirmar que a hanseníase tem cura. O diagnóstico precoce, aliado a um tratamento regular e o acompanhamento da equipe médica pode impedir o aparecimento das deformidades e ainda a transmissão para outras pessoas. O tratamento é chamado de poliquimioterapia é realizado através da rede pública de saúde sendo totalmente grátis. È importante destacar que o tratamento, dura em média de 6meses há um ano, e não pode ser interrompido, ele é o único que cura a hanseníase matando todos os bacilos. Depois de iniciado o tratamento não há mais perigo de passar a doença para outras pessoas.

Petrolina na luta contra a Hanseníase

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Secretária começa dia com entrevistas


A Secretária de Saúde, Kátia Simoni, começa o dia de hoje, 13, com uma agenda nas emissoras de Rádio de Petrolina. Às 07:20h , Programa Nossa Voz com Neya Gonçalves, 08:30h Edenevaldo Alves -Petrolina FM e às 09:30:h no estúdio da Rádio Jornal.

Saúde Bucal

Em bom tempo, o Ministério da Saúde anunciou, recentemente,investimento de R$ 53,1 milhões para ampliar o atendimento de saúde bucal da população brasileira no Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive em Pernambuco. Uma das principais medidas para o Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, é a criação de 96 novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) em 18 Estados. Vale\ lembrar que, atualmente, são 675 e, com as novas unidades, passará para 771 garantindo a oferta de canal, atendimento a pacientes com necessidades especiais, tratamento de gengiva, cirurgia oral menor e diagnóstico de câncer de saúde bucal. Serão R$ 4,5 milhões para construção e mais R$ 789,8 mil mensais para custeio. O trabalho nos CEOs complementa o das equipes de saúde bucal, responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente. Os novos centros vão atender uma população mais carente, permitindo que essas pessoas tenham tratamento bucal adequado, evitando milhares de extrações de dentes e reforçando a inclusão social no País. Acrescente-se ainda que, desde que o Programa Brasil Sorridente foi criado, em dezembro de 2002, cerca de 3 milhões dentes deixaram de ser extraídos entre a população usuária do SUS. E, hoje, 88 milhões pessoas (o equivalente a população de toda a Alemanha) vivem em áreas cobertas por ações e serviços de saúde bucal no Brasil por meio do SUS. Afinal, todos os cidadãos têm direito aos serviços oferecidos pelos CEOs, mas, para isso, precisam ser atendidos previamente pelas equipes de atenção básica, postos de saúde e unidades básicas de saúde.

Folha de Pernambuco

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Especialistas abordam Cardiologia e Endocrinologia em publicação conjunta

A literatura médica ganha um novo título e uma obra inédita na forma de
abordagem às áreas em questão. Trata-se do livro ‘Cardioendocrinologia’,
que tem coautoria dos médicos Bedson de Sá e Luiz de Gonzaga Azevêdo
Junior, respectivamente, cardiologista e endocrinologista, ambos
professores da Univasf.
A publicação que sai pela MedBook Editora foi lançada em setembro último,
no Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Salvador (BA), também será
lançada em Petrolina (PE), na segunda quinzena de outubro, em evento
científico a realizar-se nesta cidade.
O livro trata da relação dos vários órgãos endócrinos e da metabologia com
o coração. De acordo com os autores, o ineditismo da proposta vincula-se,
sobretudo ao “casamento” entre as duas especialidades, segundo eles,
bastante fragmentadas no acervo bibliográfico disponível. Os textos são
baseados em grandes estudos e experiências clínicas dos autores. “O nosso
objetivo foi de produzir uma obra que pudesse traduzir, de uma maneira
mais prática, a nossa opinião sobre o assunto”, afirmam os especialistas.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Saúde do Homem I

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é uma iniciativa do Governo Federal e tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. Ela tem um plano dividido em nove eixos de ação para os próximos dois anos e prevê o aumento de até 570% no valor de procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como vasectomia, e a ampliação em até 20% no número de ultrassonografias de próstata. Por meio dessa iniciativa, o Governo Federal quer que, pelo menos, 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano. Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a nova política coloca o Brasil na vanguarda das ações voltadas para a saúde do homem. O país será o primeiro da América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma política nacional de atenção integral à saúde do Homem. O primeiro foi o Canadá.
Já o investimento previsto no Plano de Ações decorrente da política será de R$ 613,2 milhões até 2011. Desse total, R$ 105,6 milhões serão para aumentar o valor de repasse de procedimentos, ampliar o número de ultrassonografias de próstata e de cirurgias para doenças do trato genital masculino entre 2009 e 2011
.

Folha de Pernambuco

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Professora da UNIVASF assume Secretaria de Saúde

Professora e Enfermeira, Kátia Simoni - Secretária de Saúde
Prefeito Júlio Lóssio assina termo de posse
Cerimônia de posse prestigiada por funcionários da saúde, politicos, imprensa e a sociedade civil





Fotos: Josélia Maria