sexta-feira, 10 de julho de 2009

Petrolina fora do risco de epidemia da Dengue

O resultado da pesquisa denominada LIRAa (Levantamneto de Índice Rápido para o Aedes aegypti, foi satisfatório, visto que na pesquisa anterior o índice ficou em 1,7 %, e no atual foi de 0,5 %, ficando abaixo do índice aceitável pelo Ministério da saúde (1,0 %) para que a cidade fique fora do risco de uma epidemia da dengue.
Realizada no período 06/07/2009 a 08/07/2009 uma pesquisa denominada LIRAa. (Levantamento de índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti).
O objetivo da pesquisa é identificar e monitorar a presença de larvas de mosquito e consequentemente as áreas de risco para a ocorrência da Dengue.Foi utilizada uma estrutura com: (08 veículos, 01 laboratório, 02 supervisores gerais,12 supervisores de campo,02 técnicos de laboratório, 92 agentes de endemias) todos envolvidos na realização dessa ação, visto que a cidade de Petrolina, é considerada pelo Ministério da Saúde, como município prioritário para o Programa Nacional de Controle da Dengue.
A partir desses dados a Secretaria de Saúde vai implementar medidas de controle vetorial no combate ao Mosquito.
Vale ressaltar que outros municípios do porte de Petrolina, realizam a referida atividade em 05 dias, no entanto Petrolina a referida ação durou apenas 03 dias, isso claro, fruto do planejamento, da otimização da mão de obra e da disponibilidade dos 08 veículos para a operacionalização das ações de campo.

DADOS ESTATÍSTICOS DO MUNICIPIO

Índice de infestação Predial para o Aedes aegypti: 0,5 % (Geral)

Índice de Breteau: 0,5 % (Geral)

Considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde para ocorrência de epidemia da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário