quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Prefeito fala sobre situação da saúde e lembra que preciso pedir




“Foi um investimento que ultrapassou mais de R$ 300 mil que dará para atender a todas as unidades”, comemora a secretária Kátia Simone. Ela reconheceu a existência de dificuldade na contratação de médicos. “Isso é devido ao quantitativo existente em nossa região porque alguns trabalham aqui, em Juazeiro e em outras cidades. Na verdade, existe a dificuldade de se encontrar profissionais disponíveis”, informa.

As despesas para a manutenção no município são bastante elevadas, contando, apenas, com a ajuda do Governo Federal. “Os gastos são superiores à receita. Estamos enfrentando problemas de repasses por parte do Governo do Estado. Há meses não recebemos a contrapartida, inclusive de verbas relacionada à manutenção do SAMU. Esperamos resolver o problema em breve”, almeja.

Emocionado, o prefeito Júlio Lóssio (PMDB) comemorou o ato. “Hoje é um momento de muita felicidade, porque quando caminhávamos e fazíamos as reuniões nas ruas, dizíamos que posto de saúde sem médico, sem enfermeira, equipamentos e remédios é como a panela sem comida ou um cavalo sem sela. Não foi fácil como encontramos as finanças de Petrolina, criaram uma ilusão de marketing de que Petrolina estava em céu de brigadeiro. Isso não é verdade, do ponto de vista financeiro, todos sabem que há muitos e muitos anos, Petrolina rola dívidas, empurra com a barriga os problemas financeiros. São mais de R$ 120 milhões em dívidas. Mas a nossa função era repactuar a dívida, negociar contratos, buscar recursos, trazer novos investimentos, e temos feitos isso”, relata.

Sobre a questão de transparência. “Não podemos esconder o passado, porque na política a transparência tem que estar presente e o que aparecer de ruim em meu governo tem que ser dito. O que for descoberto de errado dos governos anteriores as pessoas vão ter que saber, porque esse dinheiro não é meu, é de todos nós”, afirma. O prefeito aproveita a oportunidade para destacar algumas obras executadas. “Todos os bairros receberam ações deste governo, como calçamento, pavimentação e saneamento”. Ele reconhece as dificuldades. “Não é só Petrolina que enfrenta problemas na saúde, é todo o país. O Brasil não acertou o caminho para a melhoria da saúde e educação para o seu povo. Os problemas que atingem a saúde são vários”, argumenta.

Ele mandou um recado direto para sua equipe. “Este time teve um ano para se formar, já treinou bastante. Agora é hora de jogar, quem jogar bem fica, quem não jogar sai. A partir deste mês, são cinco mil funcionários que serão recadastrados para se fazer justiça àquele que trabalha todos os dias, porque me parece que tem gente que não faz isso e no final do mês recebe o salário”, informa. Outro fato citado pelo prefeito é sobre o curso de agente comunitário de saúde. “A partir de janeiro eles estarão mais qualificados. Será um curso intensivo de 15 dias, com 8 horas por dia. Logo depois, todos receberão novos equipamentos como tensiômetro e termômetro. Estamos tentando para janeiro implantar o palmtop e aparelhos para medir a glicemia da população. Cada agente ficará responsável por 150 residências”, informa.

O prefeito aproveitou a oportunidade para esclarecer as dificuldades que vem enfrentando com o governo do Estado. “Ele continua errando na saúde. Eu fui eleito para melhorar as condições de saúde do povo, e não posso entregar o Hospital Dom Malan para quem não cuida dos Hospitais da Restauração e Getúlio Vargas. Não queremos aquele modelo para Petrolina. Eu sei que temos problemas no Traumas, mas eu desafio um hospital que ofereça a qualidade de atendimento que o Traumas oferece. Eu sei que não está bom, mas já é o melhor hospital público de Pernambuco graças à parceria que fizemos com a Univasf”, compara.

Mais problemas: “Há mais de dez meses o estado não repassa a parte que lhe cabe relacionada ao SAMU. Enquanto isso o governo diz que está transformando o Estado em uma maravilha, onde na verdade estamos sofrendo com as consequências e a cada dia ficando mais difícil”. Sobre a questão de transparência. “Vamos publicar na internet até o final de 2010 todos os salários – do prefeito ao gari”.

“Ontem entregamos duas balsas junto com a Codevasf: uma para a ilha do Massangano e a outra para a ilha do Pico, que era uma emenda do ex-deputado federal Osvaldo Coelho. Eu sei que o presidente Lula é bem intencionado, mas as coisas deixam de vir para a nossa cidade porque os nossos representantes em Brasília não pedem”. Ele conclui afirmando que a cidade necessita de 15 clínicas, porque tem crescido bastante nos últimos tempos. “Para isso, temos prédios e de unidades para que possamos colocar o pessoal para trabalhar”. (www.acaopopular.net)

Foto:Josélia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário