sábado, 28 de novembro de 2009

Número de ex-fumantes supera o de fumantes

O número de ex-fumantes já é maior do que o de fumantes no País. Entre a população brasileira adulta, 17,2% fumam - o que equivale a 24,6 milhões de pessoas -, enquanto 26 milhões pararam de fumar, a maioria há mais de dez anos. É o que mostra a primeira Pesquisa Especial Sobre Tabagismo (Petab), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que traça um perfil completo do consumo de tabaco no Brasil.

O número aparentemente favorável aos esforços antitabagistas vem acompanhado de outros que mostram a dificuldade de abandonar o vício. Mais da metade dos fumantes (52%) afirma que quer parar. No entanto, quando questionados quando abandonarão o cigarro, apenas 7% responderam que o fariam no próximo mês. Pouco mais de 81% dos entrevistados querem parar um dia ou não estão interessados em fazê-lo.

“Um dos desafios é ampliar a oferta de tratamento. Mais da metade deseja parar e não encontra aspecto terapêutico”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que participou da divulgação da pesquisa.

Este é o estudo mais completo já realizado sobre o número, perfil e hábitos dos fumantes no Brasil. O IBGE, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entrevistou 51 mil pessoas de 851 municípios durante a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad). Parte do levantamento foi financiada por organismos internacionais e está sendo aplicada em outros 13 países.

No Brasil, 9 em cada 10 fumantes (88%) fumam diariamente, enquanto cerca de 12% são usuários ocasionais. Seis em cada dez acendem o primeiro cigarro até meia hora depois de acordar, o que é sinal de alta dependência. Mais de um terço dos entrevistados consome de 15 a 24 cigarros por dia, o equivalente a uma carteira. Por outro lado, quase 65% da população nunca fumou.

Os fumantes são predominantemente homens. São 14,8 milhões contra 9,8 milhões de mulheres, o que equivale a 21% da população masculina e 13% da feminina. A maioria dos que fumam (78%) tem entre 25 e 64 anos e a maior parte deles (32% das pessoas entre 20 e 34 anos) começou a fumar entre os 17 e 19 anos. Proporcionalmente, fuma-se mais na área rural (20,4%) do que na urbana (16,6%).(Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário