sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Campanha de vacinação anti-rábica termina com saldo positivo

Terminou na última terça-feira (17), a Campanha de vacinação anti-rábica, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonose de Petrolina. A ação começou no dia 20 de outubro. Cumprindo o calendário nacional, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Durante quase um mês de campanha, com o trabalho intenso dos agentes de endemias, o centro de zoonose conseguiu vacinar mais de 29 mil animais, sendo 25.121 cães e 4.079 gatos, o que corresponde a mais de 82% da população canina e da quantidade de felinos do município. Com o fim da campanha em Petrolina, será programado um calendário para o controle da raiva no interior do município.

Segundo a veterinária responsável pelo Centro de Zoonose, Michele Paschoal, para chegar a esses números, foi feita uma programação que incluía a visita em vários bairros da cidade, visitando residências com animais que ainda não tinham sido vacinados. “Esse trabalho foi de grande importância para que chegássemos a esse número. Com a ajuda dos agentes de saúde conseguimos superar nossa meta, que era de 80%.”

Para quem ainda não vacinou seu animal, a imunização pode ser feita no Centro de Controle de Zoonose, de segunda a sexta, das 8h às 12h, na Rua do Bode, S/N, no bairro Jatobá, próximo ao Matadouro Municipal.

Sobre a doença

A raiva, também conhecida como hidrofobia, é uma doença aguda e fatal na grande maioria dos casos. A doença é transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado. O agente causador da raiva pode infectar qualquer animal de sangue quente, mas só será desencadeada em mamíferos, como o cachorros, gatos, ruminantes e no homem. A transmissão pode ocorrer através da mordida, arranhadura ou contato com mucosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário