sexta-feira, 25 de setembro de 2009

HDM implanta equipe de psicólogas para oferecer assistência a pacientes



O Hospital da Mulher e da Criança/Dom Malan, está com uma equipe de duas psicólogas que oferecem suporte para o acolhimento e humanização do atendimento nos diversos setores do hospital. O trabalho desenvolvido visa garantir uma assistência multiprofissional aos pacientes.

“Realizamos trabalhos com grupos específicos com as gestantes da clinica de alto risco, além de trabalhar a relação materno-infantil na recuperação dos recém - nascidos do alojamento canguru. Entretanto, procuramos dar uma atenção especial aos cuidados de prevenção da depressão pós-parto estimulando a participação dos pais nos cuidados com a criança e de toda a família na assistência a mãe”, destacou a psicóloga Janaina Matias. Ela revela que em casos onde são identificadas mulheres com maior vulnerabilidade de depressão as pacientes são encaminhadas as unidades de atendimento nos municípios.

As psicólogas destacam que a conscientização da paciente de sua condição é o maior desafio dentro da unidade de saúde. “o tempo de internamento geralmente é muito curto então o que podemos fazer é conscientizar a paciente da importância do afeto ao desenvolvimento da criança, uma vez que a estimulação do convívio harmônico família x bebê previne diversas formas de violência infantil”, completou Janaina. O trabalho de suporte psicológico é desenvolvido também no Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno – BIAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário