terça-feira, 26 de maio de 2009

Programa Leishmaniose volta a funcionar em Petrolina


O prefeito Júlio Lóssio, o Secretário de Saúde de Petrolina, Dr. José Mendes receberam na manhã de hoje,26, uma equipe formada pelo Prof. Dr. Lêucio Alves (Universidade Federal Rural de Pernambuco,Professor titular da Disciplina de Doenças Parasitárias); Nara Arruda , Gerente de Prevenção e Controle de Zoonoses e Endemias( Secretaria Estadual de Saúde) Gênova Oliveira , Coordenadora do Programa de Controle de Chagas (estado); Valdenilson Batista, Coordenador do Programa de Controle de Lesihmanioses (estado) para discutirem a erradicação da LEISHMANIOSE E DOENÇA DE CHAGAS no município.Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado nos últimos 5 anos foram registrados dois casos de óbito, e o número é assustador em alguns bairros períféricos conforme informação do Professor Lêucio Alves da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que integra a equipe numa parceria com o governo do estado e o município de Petrolina.A Leishmaniose, é uma doença causada por um protozoário. Dos animais que podem trazer a doença para o homem, o principal é o cachorro, por andar em lugares sujeitos a mosquitos e estar sempre perto das pessoas.


COMO É TRANSMITIDO?

O transmissor da LEISHMANIOSE VISCERAL ou CALAZAR é o mosquito flebótomo, também conhecido como mosquito-palha,asa-branca,cngalhinha e pula-pula.Quando se alimenta do sabgue de uma pessoa ou animal doente, o mosquito fica infectado e transmite o protozoário aos próximos animais e pessoas que ele picar.As crianças são as mais atingidas pelo calazar


SINTOMAS

.Febre durante muitos dias; fraqueza;barriga grande;tosse seca;emagrecimento"Seu melhor amigo pode levar a doença para sua casa, então fique de olho: se o seu cão apresentar olhos lacrimejantes, feridas no focinho e orelhas, queda de pêlos, magreza,crescimento das unhas e fraqueza, ele pode estar infectado.O contato com a Secretaria de Saúde do Município deve ser imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário