quarta-feira, 24 de junho de 2009
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DURANTE O SÃO JOÃO
Dance xote,xaxado e baião, mas na hora de amar...ame com prevenção!
-A camisinha só deve ser usada uma vez.
-Nunca use duas ou mais camisinhas de uma vez só. Elas podem rasgar.
-Guarde a camisinha em lugar fresco, sem umidade e protegido da luz.
-Evite mantê-la no bolso por muito tempo. O contato e o calor podem danifíca-la.
-Verifique a data da validade.
-Jogue fora a camisinha se a embalagem estiver danificada.
-Use apenas lubrificantes à base de água.
Informações no Espaço Vida:Centro de Referência em DST/HIV/AIDS no anexo da Secretaria Municipal de Saúde.
domingo, 21 de junho de 2009
Paralísia Infantil:Mais de 78,62% das crianças foram vacinadas no lançamento da campanha
O Secretário Mendes fez a abertura oficial que contou com palhaços, distribuição de pipocas, balas e muita animação.
A campanha termina dia 30, e, foi contabilizado um percentual de 78,62%, cerca de 21.209 crianças vacinadas só no dia 20.
Os coordenadores comemoram e acreditam superar a meta de 27.000 crianças.
Ministro Temporão sensível as questões de Saúde em Petrolina
Os Secretários foram recebidos pelo Ministro da Saúde, José Temporão, que se mostrou sensível aos problemas gerados na saúde de Petrolina e no Vale do São Francisco, devido a falta de recursos para os Hospitais Dom Malan e Traumas que funcionam em caráter regional.
Mendes, voltará a Brasília no início da semana para amarrar algumas questões para a Implementação da Rede Interestadual de Atenção Básica à Saúde do Vale do São Francisco.
A Secretária de Saúde de Santa Maria da Boa Vista, Emília Reis ( está entre os 55 municípios das macrorregiões de Saúde de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, que atende hoje 1,8 milhões de habitantes )acredita que a pactuação do Projeto irá minimizar os problemas enfentados por estes municípios.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Câmara aprova Projeto de Lei
Inclusive está no Projeto o direito ao 13º salário, bem como às férias remuneradas, a todos os médicos contratados´pelo Município em caráter temporário.
As vereadoras Cristina Costa, PT, e Jussaria, PSB, não compareceram a reunião, tendo sido justificada a ausência.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Secretário e Ministro da Saúde discutem problemas de Petrolina
“A Região do Vale do Médio São Francisco se constitui sob o ponto de vista de região de atenção à saúde, em uma macro –região interestadual, compreendendo os estados da Bahia e Pernambuco. Esta macro-região interestadual é composta por duas macro-regiões de saúde-Juazeiro e Petrolina, constituída por 55 municípios com aproximadamente 1,8 milhões de habitantes.
Como principais unidades hospitalares públicas de referência e dividindo a responsabilidade na oferta da atenção de alta complexidade, esta rede de saúde irá contar em Juazeiro com o Hospital Regional de Juazeiro que deve entrar em operação no próximo mês de julho, e em Petrolina com o Hospital Dom Malan e o Hospital de Traumas.
Na conformação desta rede foi feita a seguinte divisão de responsabilidades em relação a alta complexidade entre estes três hospitais: o Hospital Regional de Juazeiro ficará como referência para Nefrologia, Oncologia e Doenças Infecciosas, o Hospital Dom Malan para Gravidez de Risco e Neonatologia e o Hospital do Traumas para Neurocirurgia e Traumato-Ortopedia.
Considerando a importância da sustentabilidade deste conjunto de unidades hospitalares públicas para a viabilização desta rede , a insuficiência dos recursos financeiros hoje existentes e a defasagem dos tetos municipais de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, especialmente neste momento no caso de Petrolina que enfrenta dificuldades para manter estas duas unidades hospitalares em funcionamento, não tendo ainda conseguido ativar totalmente o Hospital do Trauma, solicitamos a ampliação dos recursos financeiros repassados pelo Ministério da Saúde para o teto municipal de Petrolina”
O documento foi assinado por:
Júlio Emílio Lóssio de Macedo – Prefeito de Petrolina
José Mendes Correia de Araújo Júnior- Secretário M. de Saúde de Petrolina
João Lyra Neto – Secretário E. de Saúde de Pernambuco
Izaque Cavalcante de Carvalho- Prefeito de Juazeiro
Ubiratan Pedrosa Moreira –Secretário M. de Saúde de Juazeiro
Jorge José Santos Pereira Solia-Secretário E. de Saúde da Bahia
segunda-feira, 15 de junho de 2009
HUT e EPTTC em parceria contra acidentes de trânsito
“Nossa intenção em participar da campanha vem da preocupação com quem sofre acidentes”, explica o diretor de Enfermagem do HUT, José Neto. Segundo ele, as principais complicações decorrentes de acidentes no trânsito são os traumatismos de crânio, de abdome, nos membros inferiores e superiores.
“O paciente tem que readaptar sua estrutura de vida. Em conseqüência do acidente, as pessoas perdem a vida, ficam em cadeiras de rodas, com deficiências físicas, permanecem durante meses em recuperação no hospital ou em reabilitação”, alerta José Neto.
NÚMEROS - Dados do HUT comprovam a necessidade da prevenção. O atendimento a pessoas envolvidas em acidentes de motos e carros corresponde a aproximadamente 7,5% de todos os procedimentos realizados na unidade. Entre janeiro e maio deste ano, o hospital recebeu 247 vítimas de acidentes automobilísticos e 1.656 de acidentes com moto, além de 187 pessoas atropeladas. Somente em maio foram 66, 287 e 60 acidentados, respectivamente. Homens entre 21 e 30 anos são as principais vítimas.
O SAMU e a Jecana
O SAMU estava atento ontem(14) na Jecana. No primeiro acidente, a equipe agiu rápido no atendimento. O garoto da foto sofreu apenas escoriações. Nosso reconhecimento à equipe médica da unidade móvel.
Publicado por Carlos Britto
domingo, 14 de junho de 2009
Nota do IMIP
Em face da considerável redução do efetivo de médicos pediatras que pediram
demissão do Hospital Dom Malan, e preocupados em manter assistência em condição mínima, segura e dentro da nova realidade de quantitativo de profissionais, a direção do IMIP-Dom Malan resolve:
- Elaborar escala de um médico pediatra por plantão no pronto socorro
infantil; um médico neonatologista na sala de parto; e um médico na UTI
pediátrica, bem como reduzir o número de leitos de internamento na enfermaria
de pediatria de 37 para 26 e, na UTI infantil, de 6 para 4;
- No pronto socorro infantil os pacientes deverão ser classificados de acordo com a prioridade do seu atendimento. As crianças que recebem as pulseiras
vermelhas e amarelas serão atendidas na emergência. As classificadas com
pulseiras verdes (baixo risco) serão encaminhadas para atendimento nos
postos de saúde e demais unidades responsáveis pela atenção básica.
- Na impossibilidade de internamento dos pacientes no Hospital Dom Malan os
mesmos serão referenciados para as demais unidades hospitalares que prestam
atendimento para rede pública, conforme orientação da secretaria de saúde de
Petrolina;
- A direção do IMIP-Dom Malan reafirma que vem acompanhando os fatos com
extrema preocupação e esperamos que os impasses sejam solucionados o mais
brevemente possível.
sábado, 13 de junho de 2009
Encontro de Gestantes
Durante a gravidez muitas mudanças acontecem na vida da mulher, é natural que surjam dúvidas, ansiedade, medo de não saber cuidar do bebê.Por estes motivos, este grupo foi criado, para ser um espaço onde as gestantes sejam apoiadas, tenham suas dúvidas esclarecidas, troquem experiências, emoções e aprendam sobre os cuidados com a sua saúde e a do seu bebê.
São 7 encontros durante todo o ano nos 2 primeiros foram abordados temas como::Alimentação saudável e Doenças que podem surgir durante a gravidez;
Pré-Natal, Desenvolvimento da gestação e Modificações no corpo da gestante.
Há participação de duas enfermeiras da unidade Áurea Vilela e Mykaelly Clemente e do médico Dr. Kleber Calheiros.Alunos dos cursos de medicina e enfermagem da UNIVASF ,também participaram da palestra.
As gestantes participam ativamente do grupo com muita atenção aos assuntos abordados assim como tirando suas dúvidas.A predominância são de gestantes primigestas.
O importante é o pré-natal, prepará-las para o parto e para os cuidados com o recém-nascido.
O próximo encontro acontecerá no dia 10/07/09, às 14:00h, no Centro Comunitário do Bairro Jardim São Paulo, próximo ao posto de Saúde.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Recepcionistas da rede de saúde são capacitados
A Secretaria de Saúde de Petrolina-PE, está promovendo curso de capacitação para todos os recepcionistas da rede com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários. O psicólogo Maxwell Santos Costa ministrou o curso para 100 profissionais ,que mostraram satisfação e disseram que o mais importante é colocar em prática o que foi discutido durante dois dias .”Não adianta ouvir e deixar pra lá é fazer diferente” disse a recepcionista do Bairro Jardim Amazonas.
“Queremos cuidar das pessoas e de todos os nossos funcionários.É preciso atender bem as pessoas que chegam muitas vezes fragilizada nos hospitais, postos de saúde e precisam de uma palavra de carinho”, disse o prefeito Lóssio.
A psicologia tem muito a contribuir com o desenvolvimento do ser humano, nas organizações de trabalho. As pessoas são o diferencial de qualquer organização, seja ela pública ou privada, e a forma de atendimento é uma ferramenta de muita importância. As abordagens psicológicas visam buscar uma melhor compreensão, sensibilização e o amadurecimento sócio-emocional dos indivíduos em seu convívio nessas organizações, sejam com o outro ou consigo mesmo.
domingo, 7 de junho de 2009
"Instituições são homenageadas por colaborar com campanha de vacinação ao Idoso
A campanha contou com a parceria do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, Corpo de Bombeiros,Apami,Cefet, Incra,Univasf,Codevasf,Sesc,Senac,Rede Bompreço,Oficina do Artesão, Construtora Venâncio e toda a imprensa regional.
sábado, 6 de junho de 2009
HUT recebe toalhas e lençóis de voluntários
Voluntários realizaram nesta sexta-feira (5) a entrega de 451 lençóis
e 69 toalhas de rosto ao Hospital de Urgências e Traumas (HUT), em
Petrolina. Os donativos foram arrecadados em um chá beneficente em
prol dos enfermos do hospital, que ocorreu em 24 de maio na Associação
de Moradores da Areia Branca.
Segundo dona Edite Freire, que organizou o evento, o chá superou as
expectativas. “Esta é a primeira etapa. Ainda entregaremos mais
lençóis. Conseguimos arrecadar mais do que esperávamos e a cada ano o
número de doações está crescendo”, informou a voluntária, que já
promoveu ações beneficentes para o Hospital Dom Malan.
“O HUT e seus pacientes ficam felizes em ter parceiros nessa jornada
de cuidar das pessoas”, afirmou o diretor de Enfermagem do hospital,
que acompanhou a entrega dos donativos. Também participaram os
voluntários Antônia Silvero, Manuel Alves Mesquita e Célia Rodrigues,
além de colaboradores do hospital.
Quem quiser participar doando tecidos de algodão cru ou toalhas
brancas pode obter mais informações pelo telefone (87) 9926 6996 e no
endereço Rua do Abará, 196, bairro Areia Branca, em Petrolina.
Bombeiros apagam incêndio no Imip de Petrolina
Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Petrolina Luís Cláudio, o fogo começou por volta das 19h30 e se alastrou rapidamente porque na área estavam materiais inflamáveis, como álcool, além de muitas caixas de papelão. A sala do almoxarifado estava trancada e impediu que as chamas atingissem outras alas do hospital.
Por causa da fumaça, no entanto, muitas pessoas entraram em pânico e houve correria. Algumas alas tiveram que ser desocupadas por precaução. Na frente da sala atingida está localizada a maternidade.
Ainda não se sabe o que provocou o fogo. A Polícia Civil vai investigar as causas do incêndio.
JC ONLINE
Foto:Josélia Maria
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Prevenção leva equipe da Saúde a Feira da Pequena Empresa e da Mulher
Entre os serviços oferecidos estão:aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos , informações sobre os seviços prestados pelo SAMU.
Campanha combate Câncer de Boca em Petrolina
Entre os dias 01 e 05 de junho a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realiza campanha de prevenção ao Câncer de Boca em todas as unidades de saúde bucal da cidade.
Notícia Postada em 27/05/2009
Por: Redação IPOLO
Médicos do Recife param segunda-feira
Durante a assembleia, cerca de 200 médicos avaliaram que as negociações com o Secretaria de Saúde não avançaram. Segundo o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), a prefeitura continua sem contemplar os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família (PSF) e no Samu, reivindicações colocada em pauta em julho de 2008. Desde então a ameaça de greve rondava o Recife. Só em maio, o Sindicato realizou três paralisações de advetência por 48h. Segundo o diretor do Simepe, Tadeu Calheiros, os cerca de 1,3 mil médicos exigem equiparação salarial com os médicos do Estado, melhores condições de trabalho, estruturação da rede e acolhimento à população.
Pego de supresa com a decisão da categoria, o secretário de Saúde, Gustavo Couto, afirmou que a proposta apresentada atende as reivindicações de maneira concreta e dentro do orçamento viável da Prefeitura. Atualmente, os médicos diaristas de Pernambuco recebem R$ 3.060,00 enquanto os da Prefeitura ganham R$ 1,9 mil. A proposta do governo é pagar R$ 2.966 a partir de julho deste ano. Já os plantonistas do Estado recebem R$ 3,8 mil (com previsão de ganhar R$ 5 mil em junho de 2010) e os da Prefeitura do Recife ganham R$ 2,9 mil. A prefeitura sugeriu reajuste de R$ 4.238. Para profissionais do Samu, que atualmente recebem R$ 3,8 mil, a categoria reivindica R$ 5,1 mil e a contraproposta da prefeitura é aumentar para R$ 4.830. Já para os funcionários do PSF, que recebem R$ 5.484 mil, o sindicato quer quase 100% de aumento, e a prefeitura oferece R$ 6.516 mil.
“São aumentos expressivos que nenhuma categoria neste contexto de crise conseguiu. Além do reajuste, propomos também projeto de qualificação profissional, aplicação de R$ 15,5 milhões para melhorar as unidades de saúde e R$ 31 milhões para abastecer a rede só neste ano, e já estamos convocando 81 médicos para reforçar o quadro profissional”, explicou o secretário. Durante a greve, os PSFs, os serviços ambulatoriais e eletivos não estarão funcionando e só seram mantidos os atendimentos nas maternidades, emergências e Samu. Só com a paralisação do PSF, 850 mil pessoas ficaram desassistidas.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
PREFEITO LÓSSIO RESOLVE IMPASSE NA SAÚDE DE PETROLINA
Em reunião com os médicos e o Sindicato de Cirurgiões o prefeito , Júlio Lóssio,PMDB resolve impasse na Saúde e Unidades voltam a funcionar.
Uma mesa de negociação permanente, para que os problemas não se avolumem é o grande desafio do município de Petrolina...
De R$ 800, baixaram para R$ 700, reais "é o que a Prefeitura pode pagar por conta do momento de crise que vive o municíppio..
“Não podemos permitir que os serviços parem.Temos um grande compromisso com a saúde de Petrolina e precisamos envolver todos os servidores de maneira que todos possam oferecer uma saúde de qualidade para a população do nosso município. “
Em 90 dias será avaliado a possibilidade da realização de um Concurso Público.O Concurso deve ser de forma que não cause impacto nas finanças do município e nem desrespeite a Lei de Responsabilidade Fiscal ",garante o prefeito Lóssio .
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Saúde capacita profissionais do NASF
A Secretaria de Saúde de Petrolina , através da Coordenação de Atenção Básica inicia capacitação para os profissionais selecionados para o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).
O NASF ,tem características de uma Policlínica tendo sido implantado em 05 áreas com os seguintes especialistas: Farmacêutico,Nutricionista, Educador Físico, Psicólogo e Ginecologista.
Os distritos sanitários que serão beneficiados são: Vila Eduardo, Cosme Damião, Jardim Maravilha, COHAB Massangano e Dom Avelar.
Terça-feira, 02 , a capacitação com carga horária de 40 hs e 20hs, será realizada no Auditório da Secretaria de Saúde a partir das 08:00h.
Nos dias 03 e 04 a capacitação será para recepcionistas da rede com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.