domingo, 24 de janeiro de 2010

Refluxo pode ele­var cân­cer no esô­fa­go

A doen­ça de re­flu­xo pode au­men­tar em 70% o risco do cân­cer no esô­fa­go. Levantamento do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, mos­tra que, de 120 pa­cien­tes com esse tipo de cân­cer, 40% so­friam de re­flu­xo. A in­ten­si­da­de e du­ra­ção da doen­ça podem con­tri­buir ainda mais para o de­sen­vol­vi­men­to do tumor.

O re­flu­xo atin­ge cerca de 20 mi­lhões de bra­si­lei­ros. Já o cân­cer eso­fá­gi­co é o sexto mais comum entre os ho­mens e o oi­ta­vo entre as mu­lhe­res. Nos úl­ti­mos anos, se­gun­do o chefe de ci­rur­gia ab­do­mi­nal do A.C. Camargo, Fe­lipe José Fernandez Coim­bra, a in­ci­dên­cia de cân­cer no esô­­fa­go subiu de 10% para 50%.

Comum em pes­soas com mais de 50 anos, o re­flu­xo é cau­sa­do pelo re­tor­no do con­teú­do do es­tô­ma­go ou do duo­de­no ao esô­fa­go. A sen­sa­ção é de azia e quei­ma­ção. Com o con­ta­to cons­tan­te das en­zi­mas di­ges­ti­vas com a pa­re­de do esô­fa­go, o órgão pas­sa a apre­sen­tar le­sões e te­ci­do pa­re­ci­do com o do es­tô­ma­go. As cé­lu­las da­ni­fi­ca­das por esse pro­ces­so so­frem mu­ta­ções e podem se tor­nar can­ce­rí­ge­nas.

O tra­ta­men­to, se­gun­do Coim­bra, é feito com die­tas e mu­dan­ça de há­bi­tos ali­men­ta­res. Os pa­cien­tes não de­vem in­ge­rir café, chá, re­fri­ge­ran­tes, be­bi­das al­coó­li­cas e ali­men­tos com muito molho. É re­co­men­da­do tam­bém que as pes­soas não dei­tem logo após a re­fei­ção e man­te­nham o peso ade­qua­do.(Folha de Pernambuco)

sábado, 23 de janeiro de 2010

Ex-vereador Sargento Quirino reconhece: “Sei onde erramos”

sexta-feira, 22/01/2010

368A extensa lista de pré-candidatos de Petrolina que almejam uma vaga na Assembleia de Pernambuco (Alepe) ganhou mais um nome certo. O ex-vereador Sargento Quirino está de volta à cidade. E, depois de um ano e meio afastado da vida pública, entra novamente no cenário político com a mesma disposição de 2008, quando tentou seu quarto mandato como vereador e não logrou êxito.

Segundo o ex-vereador, uma pesquisa encomendada pelo Governo do Estado, juntamente com outra que lhe foi entregue pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), mostraram a viabilidade do seu nome em 2010. Em ambas, Sargento Quirino aparece com 11% de intenções de voto – o que, somente em Petrolina, ele alcançaria um desempenho de 14 mil a 15 mil votos. Legenda para alcançar essa meta, ele já tem: o PSDC.

“Eu sei onde nós erramos, sei onde nós pecamos. A sociedade faz uma leitura disso, e o pensamento que vem da sociedade é muito uniforme. Então, daqui para frente é não cometermos mais esses erros, porque há outras formas de exigir do poder público o cumprimento das metas estabelecidas dentro dos programas de governo ofertados à sociedade no período eleitoral”, ponderou Quirino. Em breve postaremos a segunda parte da entrevista.

Por Antonio Carlos Miranda(Blog do Britto)

Menino com agulhas recebe alta

Médicos afirmam que não serão necessárias mais cirurgias ou medicamentos
SALVADOR (Folhapress e AE) - O garoto de dois anos que teve mais de 30 agulhas introduzidas no corpo deixou ontem o Hospital Ana Néri, em Salvador, onde ficou internado por 36 dias. O menino voltou para Ibotirama, a 668 quilômetros da capital da Bahia, onde mora com a família. O transporte foi feito em um avião da Polícia Militar.

De acordo com a equipe médica do hospital, a criança não precisa mais de intervenções cirúrgicas ou medicamentos e tem todas as funções orgânicas normais. “Nossa maior preocupação, agora, é com a saúde psicológica desse menino”, afirma a coordenadora de Cardiologia Pediátrica, Isabel Guimarães. “Elaboramos um programa de acompanhamento ambulatorial e psicológico dessa criança”. Em 30 dias, está previsto o retorno do menino para Salvador, para passar por uma bateria de exames.

Segundo Isabel, as três cirurgias realizadas no menino removeram todas as agulhas que haviam sido inseridas inteiras na criança - total de 22. “Havia também diversos fragmentos de agulhas, dos quais cinco continuam no corpo do menino, mas que não oferecem nenhum tipo de risco à saúde dele”, garante.

Antes de deixar o hospital, a mãe da criança, Maria Souza Santos, de 38 anos, agradeceu o apoio da população, o esforço dos médicos e os presentes que recebeu - dezenas de brinquedos. Também disse não ter interesse em perdoar o ex-companheiro Roberto Carlos Magalhães, que confessou ter inserido as agulhas na criança. “Como é que vou perdoar o assassino que queria matar meu filho?”, argumentou.

Magalhães foi denunciado pelo Ministério Público por tentativa de homicídio qualificado, junto com sua suposta amante, Angelina Ribeiro dos Santos, que nega ter participado do crime. Os dois estão detidos em delegacias de municípios do oeste baiano. As penas previstas para o crime vão de 4 a 20 anos de prisão.

Novo equipamento de Ultrassom chega ao HDM

Um moderno equipamento de Ultrassonografia chegou ao Hospital Dom Malan. Com uma demanda de 400 exames por mês, este novo equipamento representa uma grande conquista para o hospital, e especialmente para à população que terá uma melhor assistência em exames de imagem. O equipamento possui: doppler colorido, monitor para médico e paciente e vai permitir a realização de diversos exames como: transfortonela, endovaginal, pélvica, mamária, obstétrica morfológica, entre outras.

As ultrassonografias Doppler são feitas em grande quantidade por todos os setores do HDM, especialmente pela Clinica de Alto Risco (onde ficam internadas pacientes grávidas de risco) e sala de parto para a verificação da articulação sanguínea do feto, em mães com problemas de hipertensão.

“O equipamento está instalado e os médicos já passaram pelo treinamento para manuseá-lo. Para nós que buscamos e acreditamos em SAÚDE Pública de qualidade, com credibilidade e transparência de gestão, Petrolina e a região do Vale do São Francisco estão de parabéns”, ressaltou Célia Liberato, Diretora Administrativa do HDM / FEMSAÚDE. Ela destaca ainda com gratidão os parceiros hospitalares que prestigiaram a unidade durante o período que o hospital ficou sem equipamento.

O Hospital Dom Malan ressalta que os recursos para a aquisição do equipamento de ultrassom são provenientes do Governo do Estado de Pernambuco, que investiu o valor R$ 68.000,00 através do projeto " Mãe Coruja" (Portaria de nº 569 de 01/06/07 do M.S.). O Projeto “Mãe Coruja “ objetiva ações para a promoção da redução da morbimortalidade infantil no Estado, bem como garantir a atenção integral às gestantes usuárias do SUS.

Jornalista Kelly Terto

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Casos de dengue deixam MS em alerta

A Secretaria de Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul está em alerta devido ao aumento da incidência dos casos de dengue no estado. De acordo com os dados divulgados, o número de notificações em 2009 cresceu cerca de 250% em relação a 2008. Em 2009, foram registrados 20.273 casos, mais da metade no primeiro semestre. Nas primeiras duas semanas de janeiro, a secretaria registrou 2 mil incidências.

Segundo o diretor da Agência de Vigilância em Saúde, Eugênio de Barros, a maioria dos casos em 2008 foi descartada, pois exames laboratoriais deram negativos. Isso fez com que a população não tomasse as medidas preventivas e que os casos aumentassem novamente.

“Em 2008 foi um ano tranquilo. Em 2009, somando a epidemia do início do ano e essa que apareceu em dezembro, deu mais de 20 mil casos. Perto de 75 mil (de 2007) ainda é pouco, mas a gente não quer que suba, chegue a 50 mil”, disse Barros. “Então a hora de reverter é agora. As ações estão em campo, nós estamos no maior envolvimento, com os três níveis de governo trabalhando para segurar essa epidemia.”

Segundo ele, a secretaria faz o acompanhamento semanal das ocorrências para saber em que cidades estão mais concentradas os casos e quais bairro têm apresentado aumento. Ele alerta a população quanto ao acúmulo de água em locais que contribuem para a multiplicação do mosquito Aedes aegypt.(Folha de Pernambuco)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Secretários serão empossados nesta quinta-feira

Serão empossados nesta quinta-feira (7), pelo prefeito Julio Lóssio, o secretário de Ordem Pública, Germano Pordeus Brandão e a nova secretária de saúde, Lúcia Cristina Giesta Soares. A cerimônia será realizada às 10h, na Prefeitura Municipal de Petrolina.

Lúcia Soares, atualmente diretora de saúde bucal, que assume a pasta no lugar Kátia Simoni, é cirurgiã dentista, formada pela Fundação Don André Arcoverde, no Rio de janeiro, é especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, pós-graduada em Auditoria de Serviços em Saúde, já coordenou o Programa de Prevenção de Saúde Bucal em Limeira, São Paulo e é membro da diretoria da Associação Brasileira de Odontologia Regional Petrolina.

Já Germano Brandão, graduado em Engenharia pela Universidade Federal de Campina Grande, com MBA em Gestão Empresarial pela Unipe e com curso de Atendimento ao Público e Inteligência Emocional, assume a Secretaria de Ordem Pública, criada através da Lei nº. 244, de dezembro de 2009, que tem como atribuições:

Art. 2º
I - Desenvolver, analisar, programar e executar ações relativa a manutenção da ordem pública;
II - Promover e coordenar apoio técnico e jurídico às ações de ordem pública;
III - Identificar e propor alternativas para o reordenamento da cidade;
IV - Estabelecer rotina para a conservação e a manutenção da cidade, em especial, dos equipamentos públicos;
V - Exercer o papel de polícia administrativa, no que se refere ao cumprimento das normas e determina ações do Código de Postura do Município, do plano Diretor, Estatuto das Cidades e legislação complementar.