segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dia do Nutricionista chama atenção para os cuidados com a saúde






Para comemorar o dia do Nutricionista a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (31), uma grande ação social na Praça Dom Malan. Uma equipe de nutricionistas realizou aferição de pressão, teste glicêmico e ainda orientação nutricional para se ter uma vida saudável. Foram atendidas 500 pessoas.

De acordo com Eliana Rocha, coordenadora de Nutrição da SMS, o acesso à orientação nutricional é o primeiro passo para uma vida saudável. “Aqui a comunidade vai verificar sua pressão e a predisposição ao diabetes, em seguida estamos fazendo uma pesagem e verificando a altura para contatar o Índice de Massa Corporal (IMC) e realizar uma orientação nutricional mais completa já que a alimentação saudável é o sinônimo de saúde e qualidade de vida”, destacou.

As pessoas que passavam pela praça participaram do evento. Para Rosenilde Dias de 65 anos, que já sofreu um infarto e fez cirurgias de angioplastia e cateterismo, a alimentação é uma preocupação constante, ela estava com a filha quando resolveu se consultar. “Vim me consultar para saber como estava minha pressão, sempre procuro realizar um controle mais adequado com o sal, mas a orientação de um profissional sempre é mais completa. Estou gostando muito”, afirmou sorridente a aposentada.

O evento contou ainda com o apoio técnico da Unimed Vale do São Francisco que cedeu duas técnicas que garantiram a realização de aferição de pressão e teste glicêmico.


Por Jornalista Kelly Terto -ASCOM/SAÚDE

Fotos:Josélia Maria -ASCOM/SAÚDE

domingo, 30 de agosto de 2009

1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental




A Saúde Ambiental nos territórios irrigado, ribeirinho, sequeiro e urbano foi discutido nos dias 28 e 29 no Auditório da FACAPE, Petrolina-PE.

Sinestesia: o somatório de sensações

A estudante de Direito Cynthia Medeiros, de 28 anos, quando sente o cheiro de esparadrapo é inevitável sentir, também, o gosto do objeto. “É bem difícil traduzir como acontece, mas é um processo quase que instantâneo. É como se algo estivesse em minha garganta, mas é um sabor que não sei definir, então, o chamo de gosto de esparadrapo mesmo”, definiu. Se isso parece estranho, o que dizer de outras pessoas que, ao estarem lendo este texto, começam a visualizar cada letra de uma cor. Ou até mesmo sentem um determinado sabor ao ouvir uma música.
Chamados de sinestetas ou sinestésicos, estes indivíduos são aqueles que veem o mundo de outra maneira, isto é, possuem a percepção de mais de um sentido em uma só vez, podendo ser gustativa, visual, olfativa, tátil, ou auditiva. A origem da palavra sinestesia está na junção de duas outras palavras gregas: “syn”, que significa junto, e “aisthesis”, que é percepção. O termo, então, quer dizer o somatório de sensações. “Defino sinestesia como uma forma simbólica de comunicação, ou seja, a pessoa que é sinestésica tem a facilidade de fazer a comunicação por meio de símbolos. É como se fosse uma simbologia do que seria escrito em linguagem”, explicou o professor de Neurologia Paulo Brito, da Universidade de Pernambuco (UPE).
Se existem muitas teorias - e nenhuma de fato aceita - tentando explicar as causas para esse fenômeno, em paralelo já se sabe que o hemisfério direito do cérebro dos sinestésicos é mais desenvolvido. Este hemisfério está ligado a símbolos, projeções, artes e desenhos. Outra comprovação é que o número de mulheres sinestésicas é três vezes superior ao de homens. “Nós temos uma estrutura no meio da cabeça que se comunica com cada lado, chamado de corpo caloso. São fibras que fazem associações e existem em maior número nas mulheres. A capacidade de se comunicar com um lado e outro do cérebro possibilita realizar, simultaneamente, mais de uma atividade diferente. O homem tem menos fibras do que a mulher”, esclareceu Brito.
Segundo estimativas feitas nos Estados Unidos, há uma pessoa sinestésica em cada 15 mil habitantes do planeta. Devido à pouca divulgação sobre o tema, muitos sinestésicos acabam vivendo sem nem saber que possuem tal habilidade. O diagnóstico para identificar um caso de sinestesia se baseia pela própria observação da pessoa. A mistura dos sentidos se dá de forma involuntária e sem controle. Diferentemente de outras impressões sensoriais, que podem ser provocadas através da imaginação.
Dentre os milhares exemplos de sinestesia, o mais comum é a visão de cada letra ou algarismo de uma cor diferente. Existem ainda algumas categorias de senestetas que são as dos perceptuais, onde as percepções são associadas a estímulos como sons e objetos; conceituais, que são os sensíveis a conceitos abstratos como o tempo; e os projetores, que veem as cores nos algarismos ou nas letras diante dos olhos. “Não existe tratamento para a sinestesia. O melhor a fazer, dependendo do caso, é procurar uma orientação e tirar proveito dela (por ser uma pessoa diferente)”, concluiu Paulo Brito.

Folha de Pernambuco

Unidade de Saúde do Jardim Amazonas fechada para detetização

Dia 03 de setembro(dia de reunião distrito) a UBS Dr Gaudêncio Nascimento
(Jardim Amazonas).Será detetizada devido infestação de mosquitos.
A comunidade foi avisada pela Enfermeira da ESF.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PREFEITO JULIO É PRESIDENTE DE HONRA DE CONGRESSO DE ODONTOLOGIA


Foi aberto dia (26) no Sest/Senat em Petrolina, o Décimo Quarto Congresso de Odontologia do Médio São Francisco. O encontro tem como tema: “Saúde Bucal em Harmonia e Planejamento” e está sendo coordenado pela Associação Brasileira de Odontologia. O prefeito Julio Lóssio (PMDB) foi eleito presidente de honra do evento.

O congresso também marca os 20 anos da instalação da seccional da A.B. O em Petrolina que teve como primeiro presidente o odontólogo Marco Antonio Gomes. Os palestrantes registraram o fato e os avanços da odontologia na região. A mesa da solenidade foi composta por Emanoel Dias de Oliveira, conselheiro e representante do Conselho Federal de Odontologia, Geraldo Vasconcelos, representante da A.B. O nacional, Marcelo Soares, presidente da A.B.O secção A Petrolina, Fernando Tavares, presidente da A.B.O Pernambuco, George Carneiro, presidente do Décimo Quarto Congresso de Odontologia do Médio São Francisco, José Ricardo Dias, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco e Ailton Diogo, vice-presidente do Conselho Federal e José Mendes, Secretário Municipal de Saúde. Além do tema central, os odontólogos vão debater o aprimoramento técnico e científico, ética e valorização profissional, capacitação.

Fernando Tavares destacou o crescimento da odontologia no vale do São Francisco, especialmente em Petrolina e a valorização da atividade pelo prefeito municipal, que elegeu como uma de suas diretoras na Secretaria Municipal de Saúde, uma odontóloga, (Lúcia Soares). “A.B.O está perfeitamente sintonizada com Petrolina”, afirmou. George Carneiro Leão falou dos avanços técnicos e científicos na odontologia e da necessidade dos odontólogos acompanharem a evolução. Ele lembrou do exemplo deixado pelo colega de trabalho Ari Brasil em Petrolina. “Ele deixa um exemplo de força e fé para a classe”, revelou. Emanoel Dias salientou a necessidade de implementação de políticas públicas que possa contribuir com a melhoria das condições de vida da população brasileira. Afirmou que os governos precisam investir mais em educação e saúde. “Estamos melhorando na saúde bucal no país, mas ainda é muito pouco, temos índices baixos de atendimento. Precisamos avançar para que mais pessoas sejam beneficiadas pela odontologia”, assegurou.

Antonio Diogo Molinas do Conselho Nacional de Medicina, disse que alguns Projetos de Lei como 422 e o 1220 de 2007 que tratam do trabalho dos odontólogos, do piso salarial e das obrigações das operadoras dos planos de saúde, são ações importantes para melhorar as condições de trabalho e da vida dos odontólogos. Marcelo Soares deu as boas vindas aos participantes, falou dos avanços da odontologia em Petrolina dos pontos de vista da tecnologia aplicada, procedimentos e do reconhecimento do governo municipal, do Ministério da Saúde e da comunidade.

O prefeito Julio Lóssio, recebeu um diploma de presidente de honra do evento e salientou que a odontologia é um pilar importante para Petrolina, enfatizou que a escolha de profissionais da área para colaborar com o governo foi resultado de consultas a A.B.O. relembrou a contribuição de Ari Brasil para a saúde bucal no município. “Ele foi um herói. Nos últimos dias de vida transformou sofrimento em resignação”. Julio Lóssio foi aplaudido quando disse que “é preciso combater o charlatanismo”.

O prefeito explicou que o crescimento das atividades dos profissionais liberais em Petrolina é um fato positivo, refletido nos últimos dados do PPA. “Os dados apontam que 60% do Produto Interno Bruto – PIB de Petrolina vem da prestação de serviços”. Julio Lóssio também enfatizou que não é justo que profissionais de Petrolina e Juazeiro precisem pagar o ônus quando precisam atender nas duas cidades, respectivamente. Ele defende que é preciso criar um mecanismo legal em que os profissionais não precisem pagar dois tipos de mensalidades.

O prefeito falou da disposição e dos compromissos do governo em querer melhorar a saúde no município. Encerrou a sua participação, agradecendo a cooperação do clube de serviço Rotary que doou dois consultórios odontológicos ao município e da importância da saúde preventiva. “Saúde preventiva não produz resultados eleitorais, mas não importa, queremos é que a nossa população seja atendida de forma satisfatória. É o que almejamos”.

HDM participa da Campanha Nacional para Registro Civil de Nascimento



A Campanha Nacional para Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica teve inicio no ultimo dia 23 de agosto e segue até o dia 23 de setembro. Em Petrolina, os papais e mamães contam com um reforço ainda maior, já que um cartório para o registro civil de nascimento funciona dentro do próprio Hospital da Mulher e da Criança – HDM.

A sensibilização para que os pais registrem seus filhos ainda dentro do Hospital Dom Malan é um trabalho constante das assistentes sociais da unidade hospitalar que diariamente percorrem os setores como: triagem obstétrica, maternidade e a própria sala de parto para sensibilizara as mães sobre o serviço que está disponível diariamente das 14h30 às 17h. De acordo com Almira Gonçalves, assistente social, a demanda por registros ainda é considerada baixa, em relação à quantidade de partos realizados. São cerca de 10 registros diários em contra partida, cerca de 20 mulheres têm seus filhos diariamente no hospital. “Contamos com a atenção básica para informar a futuras mamães e a família sobre a necessidade de levar a documentação para o hospital, para que a criança tenha alta da unidade já com seus direitos garantidos”, destaca Almira.

Para a realização do Registro Civil de Nascimento, os pais devem está de posse da via amarela da Declaração de Nascido Vivo (DNV), fornecida pelo hospital ou maternidade, e o documento de identificação dos pais. Caso o casal não seja casado, é necessário a presença do pai para a realização do registro. É importante esclarecer que o registro civil de nascimento e a certidão de nascimento não são a mesma coisa. O registro civil fica no cartório, é feito uma única vez e sem custos adicionais. A certidão é aquela que os pais levam para casa com a identificação do nascimento. É a través do registro civil de nascimento que a lei garante os direitos e os deveres sociais à criança que acaba de nascer.

Petrolina realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental

A ação humana sobre a natureza tem causado impactos cada vez mais graves à saúde humana e aos ecossistemas do planeta. Associada a um panorama de desigualdades sociais e econômicas, a degradação ambiental aponta para consequências que já vivemos no presente: o esgotamento dos recursos naturais;os processos acelerados de desertificação; a intensificação de eventos climáticos extremos; a crise urbana relacionada à carência de serviços de saneamento básico, habitação,transporte e segurança pública, a poluição química de ambientes urbanos e rurais e a emergência e reemergência de doenças.

PROGRAMAÇÃO

DIA 28/08 (SEXTA-FEIRA)
17:30h - Credenciamento
19:30h-Composição da Mesa
20:00h- Conferência-Saúde e Ambiente:Vamos Cuidar da Gente
Palestrante: Eliana Mattos Lacerda - Médica sanitarista, mestra em Saúde Coletiva e Doutora em Saúde Ambiental
22:00h-Encerramento, considerações e informes

Dia 29/08- (SÁBADO)
08:00h- Leitura e Aprovação do Regimento
09:00- 1ª Palestra: Eixo I - Desenvolvimento e Sustentabilidade Socioambiental nas Áreas de Sequeiro, irrigada, ribeirinha, urbana
Palestrante: Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira (UNIVASF) - Doutora em Desenvolvimento Socioambiental
09:40h-Abertura para perguntas - Coordenador da mesa: Vitório Rodrigues
10:00h -2ª Palestra: Eixo II - Trabalho, Ambiente e Saúde: Desafios nos Processos de Manejo, Produção, Transformação e Consumo nos Territórios do Município
Palestrante: João Domingos -(Sec. de Saúde do Recife)
Mestre em Gestão e Políticas Ambientais
10:40h- Perguntas- Coordenador da mesa - Vitório Rodrigues
11:00h - Café com prosa
11:20h- 3ª Palestra: Eixo III - Democracia, Educação, Saúde e Saneamento Ambiental:Políticas Públicas para a Construção e Garantia dos Territórios Sustentáveis
Palestrante:Mizael Fêlix da Silva Neto (EMBRAPA) Mestre em Administração Rural
Palestrante: Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira (Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco) Mestra em Educação, Graduação em CIências Biológicas
12:20h- Perguntas-Coordenador da Mesa: Vitório Rodrigues
12:20h- Almoço
13:20h -Retorno e trabalho em grupos
15:00h- café com prosa
15:30h-apresentação dos grupos
16:30h-eleição dos delegados
17:30h-encerramento e considerações finais

Vacinação de idosos contra gripe pode ser suspensa

A campanha de vacinação de gripe comum destinada a idosos pode ser suspensa no ano que vem. A decisão depende do comportamento que a gripe A(H1N1) apresentar na temporada de frio no Hemisfério Norte e na experiência que esses países vão apresentar com o uso da vacina. Por hora, a recomendação é trabalhar como se nenhuma alteração fosse feita: a partir de abril, 20 milhões de idosos seriam convocados para a vacinação. "Mas tudo pode mudar", diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães.

No Brasil, a gripe suína provocou até o momento 557 mortes, com taxa de mortalidade de 0,29 por 100 mil habitantes. Assim, o País passa a ter o maior número absoluto de mortes causadas pela gripe suína, passando Estados Unidos (522) e Argentina (439). Em termos de mortalidade, o Brasil está em sétimo lugar num ranking de 16 países.

Há três argumentos para manter o calendário de vacinação no País: o êxito das campanhas anteriores, a disponibilidade da vacina, produzida pelo Instituto Butantã, e o alto número de mortes anuais provocadas pela doença e suas complicações, em torno de 70 mil. Mas há quem suspeite da eficácia da estratégia em tempos de pandemia de gripe suína. Neste ano, de todos os casos confirmados de influenza, a maioria é de gripe suína. No modelo atual, a partir de abril seriam vacinados os idosos contra a gripe comum. Pouco depois, teria início a vacinação contra a gripe suína.

Fonte: Agência Estado

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Postos de vacina contra malária para viajantes em Pernambuco

- POLICLÍNICA WALDEMAR DE OLIVEIRA

Rua do Pombal, S/N, Santo Amaro,

Fone: 32321449

- CENTRO DE SAÚDE MONTEIRO DE MORAES

Av. Beberibe, 4510, Beberibe

Fone: 32327839/32327866

- CENTRO DE SAÚDE LUIZ WILSON ( BOMBA )

Rua Chã de Alegria, S/N, Bomba do Hemetério

Fone: 32327842

- CENTRO DE SAÚDE CLEMENTINO FRAGA

Rua Japaranduba, S/N, Vasco da Gama

Fone: 32324436

- CENTRO DE SAÚDE ALBERT SABIN

Rua Padre Roma, 191, Tamarineira

Fones: 32324557 / 32324544

- POLICLÍNICA LESSA DE ANDRADE

Estrada dos Remédios, 2416, Madalena

Fones: 32327587/ 32327583

- HOSP. URGÊNCIA PEDIATRICA MARIA CRAVO GAMA

RUA do Rosário, S/N, AFOGADOS

Fone: 32322417 / 32322418

- CENTRO DE SAÚDE MIGUEL DE LIMA VALVERDE

Rua Jose Feliciano de Farias, 195, Boa Viagem

1ª rua à esquerda após o Mar Hotel

Fone: 32323531

- CENTRO DE SAÚDE VEREADOR ROMILDO JOSÉ FERREIRA GOMES

Rua: Jalisco, s/n, Imbiribeira

1ª rua à direita após o GERALDÃO

Fone: 32323330/ 32323345

Olinda – Policlínica João de Barros Barreto – fone 33025363/ 33051129

Jaboatão – fone 34762388

Cabo de Santo Agostinho – 35216380/6723

Caruaru – fone - 37011400

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Secretaria de Saúde implanta novo ambulatório de Infectologia Pediátrica



A Secretaria de Saúde de Petrolina está disponibilizando um ambulatório de Infectologia Pediátrica, para atendimento de HIV de transmissão vertical, evitando o estigma da doença em crianças. O ambulatório está funciona no "ESPAÇO VIDA" (em frente ao Hospital Dom Malan), que já é referência em disseminação de conhecimento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

“O ambulatório foi criado para o atendimento de HIV de transmissão vertical, mas justamente para evitar o estigma da doença em nossas crianças, resolvemos junto à Secretaria Municipal de Saúde, ampliar os atendimentos para acompanhamento de Sífilis Congênita e outras infecções congênitas, como também os demais casos de infectologia”, destaca Martha Guimarães ,infectologista.

SMS implanta novo ambulatório de Infectologia Pediátrica


A Secretaria de Saúde de Petrolina está disponibilizando um ambulatório de Infectologia Pediátrica, para atendimento de HIV de transmissão vertical, evitando o estigma da doença em crianças. O ambulatório está funciona no "ESPAÇO VIDA" (em frente ao Hospital Dom Malan), que já é referência em disseminação de conhecimento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

“O ambulatório foi criado para o atendimento de HIV de transmissão vertical, mas justamente para evitar o estigma da doença em nossas crianças, resolvemos junto à Secretaria Municipal de Saúde, ampliar os atendimentos para acompanhamento de Sífilis Congênita e outras infecções congênitas, como também os demais casos de infectologia”, destaca Martha Guimarães ,infectologista.

domingo, 23 de agosto de 2009

Ergonomia é tema de palestra na Unimed VSF


“O trabalho deve se adequar ao homem, e não o contrário. Desta forma, ganha o funcionário, que trabalha mais motivado e com mais saúde, e a empresa, em produtividade”, declarou o professor de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Francisco Alves Pinheiro, durante a palestra da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Unimed Vale do São Francisco.

Durante a conferência, que ocorreu nesta quinta-feira (20), às 17h no auditório da cooperativa, os colaboradores da Unimed VSF aprenderam como a postura, a forma como sentam ao computador e até mesmo as pausas são importantes para manter a qualidade de vida no trabalho. Segundo Francisco Pinheiro, alguns dos principais problemas de saúde ocasionados pela falta de conforto e segurança no trabalho são LER (Lesões por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e a tendinite, uma inflamação aguda ou crônica dos tendões, que pode se estender pelo braço chegando até o pescoço, ou até mesmo nos pés, para quem trabalha dirigindo.

“Se a tarefa realizada é repetitiva, invariável, requer esforço, impõe uma postura inadequada, é feita com os músculos estáveis, há choques e impactos, é feita num ambiente com vibração e frio, certamente a pessoa desenvolverá alguma dessas doenças. Para LER/DORT, há quatro estágios, que vão de incômodos esporádicos, difusos e que não se repetem após o descanso, até dores intensas e que causam sofrimento, impedindo até mesmo que uma pessoa se movimente”, explicou o engenheiro.

O tratamento para essas doenças inclui afastamento do trabalho, uso de antiinflamatórios e analgésicos, fisioterapia e até mesmo acupuntura e massagens orientais. Mas há ainda mais formas de se prevenir. “Aquecimento dos membros; pausas de 10 minutos a cada 50; manutenção de uma postura ereta; criação de um ambiente de trabalho com temperatura correta, bem iluminado e sem ruídos; exercícios físicos, como ginástica laboral; e o uso de dispositivos de correção, como encostos para os pés e para as mãos, no teclado e no mousepad, juntos, servem como prevenção e até revertem quadros clínicos em estágio inicial”, explicou o professor.

Ele também destacou o conceito de postura dinâmica, que é não ficar muito tempo em uma só posição. “Durante sua pausa, estique-se e alongue-se. Caso contrário, podem surgir fadiga, distúrbios circulatórios e dores nas costas, joelhos, pés, nuca e ombros”, alertou.

De acordo com a Presidente da CIPA, Rejane Braga, a Unimed VSF incentiva às pausas a cada 50 minutos e realiza ginástica laboral todos os dias. “Já tivemos casos de colaboradores que passaram cerca de um ano sem trabalhar devido a problemas nos tendões e nas articulações. Para que isso não volte a acontecer, promovemos esse trabalho de prevenção diário e a palestra de ergonomia todos os anos”, destacou.


CLAS

Brasileiros desconhecem benefícios da vacinação

Pesquisa inédita realizada pelo Ibope mostra que o brasileiro reconhece a importância da vacinação, porém, não sabe identificar as doenças que mais matam crianças no Brasil nem reconhecer efeitos adicionais da vacinação. Apenas 30% dos entrevistados conseguiram identificar, por exemplo, que a vacina aplicada a um grupo grande de crianças ajuda a proteger outras, que não foram vacinadas, da propagação de doenças contagiosas. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em todo o País.
O levantamento, chamado Protege Brasil, patrocinado pelo Laboratório Wyeth, foi divulgado na última sexta-feira, na Praia do Forte (BA). De acordo com o estudo, realizado em 142 cidades de todos os Estados, entre 17 e 22 de julho, 94% da população diz saber a importância da vacinação e afirma que daria todas as vacinas indicadas a seus filhos, mesmo as que precisam ser pagas. Apenas 5% dos ouvidos disseram que só dariam às crianças as vacinas que fossem disponibilizadas pela rede pública de saúde.
Apesar disso, apenas 42% dos entrevistados que têm filhos de até 5 anos - ou crianças nessa idade morando na mesma casa - declararam que os menores foram imunizados com as vacinas que não são fornecidas gratuitamente, enquanto 93% disseram que todas as vacinas distribuídas pela rede pública foram dadas às crianças. A margem de erro do levantamento é de 2%, segundo o Ibope.
Um dado que chamou a atenção dos pesquisadores é que apenas 35% dos entrevistados sabe que as doenças pneumocócicas - pneumonia, meningite, bacteremia, septicemia e otite média aguda, causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo) -, são a principal causa de morte que pode ser prevenida com vacinas entre crianças de até 5 anos. Parte maior da amostra (41%) acha que a doença que mais mata crianças nessa faixa etária e que pode ser prevenida com vacina é a meningite C (meningocócica). A hepatite A aparece em terceiro na medição, com 11% dos votos, seguida por gripe, com 4%.
“A confusão acontece porque o grau de letalidade (quantidade de mortes dividida pela de pessoas infectadas) da meningite C é maior do que a das doenças pneumocócicas”, avalia o chefe do Departamento de Pediatria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Marcos Lago. “Em números absolutos, porém, a quantidade de crianças que morre por doenças pneumocócicas, em especial as invasivas, como a pneumonia, é dezenas de vezes maior.”

Folha de Pernambuco

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Hospital de Urgências e Traumas implanta Ouvidoria



Aproximar população e unidade de saúde, servindo como canal direto entre o público e a direção do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) para aprimorar o atendimento aos pacientes e o relacionamento com os colaboradores. Estes são os principais objetivos da Ouvidoria do HUT, que funciona na unidade há quase um mês.
“A função da Ouvidoria não é dar a solução. É detectar o problema e encaminhá-lo à direção, para que ele seja resolvido. É acompanhar todo esse processo, dando retorno a quem registrou a reclamação”, explica o Coordenador de Qualidade do HUT, Rafael Ramos. Ele destaca a importância da participação do público. “Só quem pode apontar no que o HUT precisa melhorar é o paciente e os colaboradores”, acrescenta.
Diariamente a Ouvidoria do HUT recebe em média oito manifestações, entre elogios, críticas e sugestões de pacientes, acompanhantes e colaboradores. “O tempo para resposta é de, no máximo, 30 dias. Isso vai depender da complexidade da manifestação”, informa Ramos.
A Ouvidoria do HUT funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, na recepção de emergência do hospital. O contato também pode ser feito pela internet, através do e-mail ouvidoria_hut@hotmail.com, ou pelo Disque HUT – 87 2101 6543.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Boletim Epidemiológico

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o Boletim Epidemiológico sobre os casos de Dengue no município. Os números apresentados representam o acúmulo de notificações desde 1° de Janeiro até a data final da trigésima segunda Semana Epidemiológica realizada entre os dias nove e 15 de agosto de 2009.
Neste ano(até o dia14 de agosto) foram constatados pela Secretaria de Saúde 297 casos confirmados de Dengue Clássica em Petrolina (282 referentes a pessoas residentes no município e 15 não residentes); dois casos de Dengue com complicações (um residente no município e um não residente); e nenhum caso confirmado de Dengue Hemorrágica. Foram realizadas 126 sorologias, 63 positivas (56 casos residentes e 7 não residentes), e 63 negativas (60 residentes e três não residentes).Em 2008, foram notificados 1979 casos e dengue clássica, três de dengue com complicação, nenhum de dengue hemorrágica. Foram realizadas 600 sorologias, seno 321 positivas e 279 negativas.
Quanto a Nova Gripe a (H1 N1) ainda não há casos confirmados. E os casos suspeitos estão associados à Síndrome gripal sem complicações, situação que segundo o protocolo VS – III do Ministério da Saúde não há necessidade de notificação e coleta de material clínico para confirmação laboratorial. As Unidades de Saúde consideradas referências para o tratamento de síndrome gripal com agravamento são o Hospital Dom Malan (para crianças menores de 14 anos de idade e gestantes) e o Hospital de Traumas (para pessoas a cima de 14 anos).

Prefeitura de Petrolina promove nesta quinta-feira mutirão do Programa Bolsa Família no Bairro José e Maria


Será realizado nesta quinta-feira (20), no Pátio de Eventos do bairro José e Maria, em Petrolina, o Mutirão do Programa Bolsa Família. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e tem como objetivo promover a inclusão social das pessoas favorecidas com a iniciativa, através de atualizações de dados, tanto da área da saúde, como na educação, com atividades voltadas à pesagem e medição de crianças de 0 a 12.Segundo informações da Sedest, das 28 mil famílias do município inscritas no programa, 6.500 apresentam algum tipo de pendência.Serão contemplados com o mutirão moradores dos bairros José e Maria, Terra do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Dom Avelar e São Joaquim. O evento será realizado das 8 às 17 horas.

Foto/Arquivo:Josélia Maria

Mais uma morte suspeita de A (H1N1)


Uma jovem de 25 anos pode ter sido a segunda vítima fatal de gripe A(H1N1) no Estado. A mulher, cujo nome não foi divulgado, deu entrada por volta das 7h da última terça-feira, no Hospital Oswaldo Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), em Santo Amaro. Ela faleceu por volta das 18h do mesmo dia. A mulher chegou à unidade hospitalar apresentando um quadro grave de febre há cinco dias e tosse constante, o que culminou com uma parada cardíaca irreversível. O corpo dela deverá ser sepultado hoje pela manhã, no Cemitério Parque das Flores, localizado no bairro de Tejípio. A mulher teria viajado para o Canadá e retornado semana passada. A vítima era natural do Recife.
No último dia 3, foi registrado o primeiro caso de morte por gripe A em Pernambuco. A garota Ludimila Dávila Ribeiro Garcia, de 17 anos, faleceu por complicações ocasionadas pela doença. Ela passou 15 dias internada no Hospital Prontolinda, em Olinda. A adolescente era natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, mas tinha vindo ao Estado para passar férias em Porto de Galinhas, praia do Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a infectologista do HUOC, Polyana Monteiro, a mulher de 25 anos apresentou um quadro respiratório grave e foi imediatamente internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com gripe na última terça-feira. Porém, ao longo desse dia o quadro dela agravou-se, vindo a óbito. “O corpo foi encaminhado ao SVO (Serviço de Verificação de Óbito) para ser realizada a necropsia. Fragmentos de tecidos e restos de secreção foram colhidos para exames em laboratório. Uma das possibilidades pode ter sido Influenza A, mas também pode ter sido pneumonia ou infecção generalizada”, informou a especialista.
Em nota oficial, o médico intensivista Gustavo Trindade Filho, do HUOC, acha “pouco provável” a morte ter sido causada pela Influenza A (H1N1). Isto porque ela chegou ao hospital já apresentando um quadro grave. A paciente foi encaminhada diretamente para UTI, onde chegou com nível de consciência baixo e crise convulsiva, segundo a equipe médica que prestou atendimento.
Ainda de acordo com informações da equipe médica, o quadro clínico dela evoluiu para uma baixa de pressão e de temperatura do corpo. A vítima chegou a ter uma sensível melhora com reposição de medicamentos. Porém, houve uma parada cardíaca súbita irreversível culminando com a morte. Os fragmentos de tecidos pulmonares e resquícios de secreção da suposta vítima foram encaminhados para o laboratório Evandro Chagas, no Pará. Lá, será diagnosticado se foi mais um caso de gripe A ou não. O resultado desse exame deverá ser divulgado num prazo de dez dias corridos. A direção do HUOC esclareceu que está adotando todas as medidas em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) visando ao atendimento correto e também assegurar a qualidade da assistência à população.

NÚMEROS


De acordo com boletim da SES, foram confirmados mais dez novos casos de gripe A (H1N1) em Pernambuco. Com mais essa atualização, sobe para 55 o número de pessoas infectadas pela nova gripe no Estado. Desses dez novos casos, quatro são mulheres e seis homens. Há também 157 ocorrências em investigação e 46 pessoas estão internadas, sendo 24 em hospitais particulares e 22 na rede pública de saúde. Até agora, foi confirmado um óbito no Estado, justamente o da jovem Ludimila. Ainda de acordo com a SES, esses casos confirmados já estão curados ou evoluem bem.

Farmácias vão recorrer à Justiça

A Associação Brasileira de Redes e Farmácias e Drogarias (Abrafarma) vai à Justiça contra a restrição para a venda de medicamentos e outros produtos determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Pelas novas regras preparadas pela agência, drogarias e farmácias ficam proibidas de expor em gôndolas remédios de venda livre, como analgésicos e antitérmicos. Em vez disso, todos os medicamentos, qualquer que seja a classificação, têm de ficar atrás do balcão, onde somente o funcionário tem acesso.
A resolução da Anvisa proíbe ainda o comércio de produtos como balas e bolachas nestes estabelecimentos. A ideia é que farmácias sejam local de venda apenas de remédio. As exceções, como alimentos especiais ou produtos de higiene, são todas listadas pela agência.
O presidente da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, garante que a Anvisa não tem competência para regular o assunto. Ele sustenta que a normatização do funcionamento de farmácias e drogarias está previsto em uma lei, a de número 5.991/73 e somente outra lei poderia alterá-la. Por meio da Assessoria de Imprensa, a Anvisa afirma que as normas editadas ontem não contrariam, mas apenas regulamentam a lei 5591/73 , uma função inerente à agência.
Para Mena Barreto, os equívocos vão muito além de problemas legais. “Essa resolução foi feita por quem não conhece o Brasil, por pessoas que pensam em normas sentadas em um gabinete, no conforto de Brasília”.
Pela norma, farmácias não podem mais atuar como correspondentes não-bancários - caixas onde a população pode fazer pagamentos, receber benefícios como previdência ou de programas de transferência de renda. “Pelo menos 15 mil farmácias exercem essa atividade. Com a proibição, a população de diversas cidades do País não terão onde fazer pagamento ou receber benefícios”, observa.
Discutidas ao longo dos últimos dois anos, as regras publicadas pela Anvisa têm como objetivo reduzir a automedicação. Ao apresentar as novas regras, o presidente da agência, Dirceu Raposo de Melo, afirmou que o esforço era retirar o clima de loja de conveniência que aos poucos drogarias e farmácias adquiriram. O diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), Anthony Wong, acha a medida acertada. “Não há dúvida de que uma pessoa, ao entrar em uma farmácia para comprar um doce ou qualquer outra coisa, pode ser influenciada a levar também um ou outro remédio”, diz.

Folha de Pernambuco

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ministério da Saúde elogia Saúde Bucal de Petrolina








Centro de Especialidades Odontológicas de Petrolina


Representante do Ministério da Saúde visitou nos dias 10 e 11 em Petrolina o CEO - Centro de Especilidades Odontológicas.
Membro da Coordenação de Saúde Bucal do Ministério,Drª Débora Viana ,veio conferir as instalações fisicas. "Fiquei bastante satisfeita com a reforma que foi feita no CEO ,dessa forma o gestor mostra a preocupação para melhor atender os usuários do SUS no município" disse Débora.
Foram conferidos também todos os equipamentos odontológicos, material e instrumental necessário para realizar procedimentos odontológicos de acordo com as diversas especialidades que o município atende. A equipe de Saúde Bucal que tem como Coordenadora, Drª Lúcia Soares, recebeu elogios da representante do Ministério da Saúde pela forma com que tem conduzido e garantido Saúde Bucal Especializada aos petrolinenses.
" Estamos com um novo projeto em parceria com o Hospital de Traumas que é o atendimento em centro cirúrgico para pacientes com necessidades especiais. Existe um grupo de pacientes com indicação de tratamento hospitalar que a partir de agora será encaminhado para o Hospital através do CEO",afirmou Lúcia Giesta.
Em outubro de 2009, Drª Lúcia participa de um Encontro no Ministério da Saude onde estarão reunidos todos os CEO's do país e os Coordenadores de Saúde Bucal.
" Nossa equipe trabalha com seriedade e compromisso . Estamos vencendo as dificuldades e melhorando o atendimento para garantir uma Saúde Bucal com excelência para nossos usuários,que é um desejo do prefeito Júlio Lóssio", finalizou Lúcia Giesta.
O CEO funciona nos horários da manhã,tarde e noite (para pessoas que trabalham durante o dia-qualquer área).

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Doação de 50 metros de tecido será usada na confecção de lençóis para o HDM

Administração recebe doação
O Hospital da Mulher e da Criança – HDM recebeu na manhã desta segunda-feira (17), uma grande doação de 50 metros de tecidos para confecção de lençóis para a unidade hospitalar. A doação foi uma gentileza da voluntária dona Edite Freire que já realiza ações desta natureza no Hospital de Urgências e Traumas.
Segundo dona Edite Freire, as ações voluntárias são um gesto de amor ao próximo que deveria ser uma prática diária na vida de todos. “Doar amor, tempo ou mesmo lençóis é apenas um gesto humano de contribuir com o próximo. Faço trabalho voluntário há muito tempo, e minha maior recompensa é poder contribuir para levar esperança ao próximo”, destaca.
Felizes com a doação o diretor geral do HDM, Aluisio Almeida e o diretor médico, Gustavo Guimarães, receberam os donativos e prontamente encaminharam o tecido a costureira do hospital para a confecção de 25 lençóis. “Estamos confiantes no trabalho que já está sendo desenvolvido, nosso próximo passo é a reestruturação do voluntariado para trabalharmos de forma mais direcionada”, completou Almeida.
Os interessados em realizar doações a instituição podem entrar em contato com o Hospital da Mulher e da Criança –HDM através do telefone 87 3202-8500.

sábado, 15 de agosto de 2009

Leitor faz análise da atual situação da saúde em Petrolina

O Leitor Roberto Guedes decidiu nos enviar um artigo para desabafar sobre a situação pela qual se encontra a saúde pública de Petrolina. E que desabafo! Confiram:

Reflexão sobre o momento atual da saúde em Petrolina:
1º - DEMOCRACIA: Governo do povo, sistema em que cada cidadão participa do governo (Dicionário Michaelis); ou Governo em que o povo exerce a soberania, direta ou indiretamente (Dicionário Universal).
CONSTITUIÇÃO FEDERAL de 1988 -
2º - Art. 30. Compete aos Municípios:
VII - prestar, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população;
3º- Art. 196- A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Para refletir:
1º - Vivemos numa democracia, ou seja, a vontade do povo é soberana aos interesses de grupos políticos, partidários e das classes profissionais (por exemplo, a classe médica e de anestesistas);
2º e 3º - Cabe ao município de Petrolina prestar os serviços de atendimento à saúde, porém com o apoio do Estado e União. Nosso governador do estado do Pernambuco, nosso Deputado e candidato derrotado a prefeitura de Petrolina Gonzaga Patriota, nosso ex-prefeito Odacy e nossos 10 vereadores da oposição deveriam saber da existência deste artigo na Constituição Federal de 1988, afinal para se defender os direitos do povo é necessário primeiramente saber quais são. E nós que somos o povo de Petrolina, sabemos que eles não estão sendo cumpridos pelo Estado e pela União.
O fato de novos médicos estarem vindo trabalhar em Petrolina, em especial no HUT e no HDM, é uma mostra de que ao menos a atual gestão municipal vem cumprindo o que rege os Artigos 30 inciso VII e 196 da Constituição Federal de 1988, pois independentemente dos médicos terem se formado na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e até na Bolívia o que importa é se eles são qualificados e se vem para somar, afinal, médico não pode faltar. Pois todos nós sabemos que a disponibilidade de médicos em Petrolina não atende a demanda atual, temos vários postos de saúde onde para receber atendimento médico é preciso esperar por até 60 dias.
Seria engraçado se não fosse trágico ver vereadores enchendo a boca para falar que a saúde em Petrolina é municipalizada e por isso a responsabilidade é exclusiva da Prefeitura em se virar em verba para saúde. O mais contraditório disso tudo é que esses mesmos vereadores fazem parte da base de apoio do principal responsável por municipalizar a saúde de Petrolina.
Quando estão em campanha todos sabem falar que são representantes do povo, porém depois de eleitos só querem saber de conchavos e politicagem baixa.
Esse tipo de situação me faz refletir o quanto o mundo seria melhor se não houvesse política!!!!
Abraços a todos,
Roberto Guedes
Cidadão Petrolinense cansado da política
Blog de Carlos Britto,14/08/2009

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Banco de Leite solicita doações de recipientes de vidro







O Hospital da Mulher e da Criança – HDM, através do Banco de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno - Biama, solicita em caráter de urgência a colaboração de toda a sociedade para doação de recipientes de vidros que tem como finalidade a coleta, pasteurização e armazenagem do leite doado aos recém-nascidos do hospital.Podem ser doados qualquer tipo de recipiente de vidro, desde que sejam com tampa de plástico, como os potes de maionese e os de cafés solúveis. As campanhas para coleta de vidros são permanentes uma vez que ocorre o desgaste na vedação das tampas plásticas e o crescente número de recém-nascidos no hospital aumentou a demanda por vidros e consequentemente por leite.De acordo com a médica pediatra responsável pelo Biama, Drª. Flávia Helena Guimarães, é necessário o envolvimento da comunidade para ajudar o banco de leite. “O Leite doado salva vidas, e os recipientes de vidro nos ajudam nessa missão. Gostaríamos de contar com todos, até porque se eu não posso doar o leite, certamente posso fazer a minha parte contribuindo com um recipiente. É a união de todos que pode ajudar as crianças que estão internadas no hospital, mas também contribuir com o próprio meio ambiente já que este também é um processo de reciclagem”, destacou.Os interessados em doar os recipientes devem entar em contato com o Hospital da Mulher e da Criança- HDM que fica na Avenida Joaquim Nabuco, S/N, centro, Petrolina, ou a através do telefone:87 3202-8500/3202-8667.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Comemoração Dia dos Pais no Distrito III







Domingo ,09, foi realizado um evento na Unidade Básica de Saúde no bairro PEDRO RAIMUNDO em comemoração ao dia dos pais.Uma parceria com a Paróquia São Pedro.
Na ocasião a ESF realizou para o público masculino: teste de glicemia capilar;. consulta odontológica (14 usuários); consulta médica (16 usuários); aferição de pressão arterial. O evento contou com a participação de todos os profissionais da ESF, principalmente dos Agentes Comunitários de Saúde do bairro Vale do Grande Rio e Pedro Raimundo.



Na UBS Dr. Gaudêncio Nascimento a comunidade preparou uma recepção para a equipe de Saúde da Família, que após reforma da UBS retorna às suas atividades na Avenida dos Tropeiros.A equipe conta com assistência médica, Dr. Simone Donato (atendendo todos os turnos da tarde/20h).

Hospital da Mulher e da Criança recebe equipe do Ministério da Saúde


Hospital da Mulher e da Criança – HDM, recebeu nesta terça-feira (11), a visita de uma equipe da Diretoria de Articulação de Redes de Atenção a Saúde – DARAS do Ministério da Saúde. A visita técnica à instituição tem como objetivo a implantação da rede macro regional que tem os municípios de Petrolina e Juazeiro como pólo de referencia para 55 cidades da região.A equipe percorreu todos os setores do hospital e de acordo com Emerson Canonici, médico sanitarista da DARAS, a visita vai referendar um relatório geral sobre as unidades especializadas de atendimento a saúde (hospitais e policlínicas). “Nosso objetivo é fazer um levantamento das condições de funcionamento da rede, bem como, indicar os pontos que necessitam de intervenções. A idéia é fazer com que a rede de serviços especializados funcione como uma rede única, otimizando o atendimento à cobertura populacional compatível com os financiamentos e serviços”, destacou Canonici lembrando a importância do HDM para assistência da mulher e da criança e a implantação dos serviços de oncologia na unidade. A equipe da Diretoria de Articulação de Redes de Atenção a Saúde permanece na cidade até a próxima sexta-feira (14).

domingo, 9 de agosto de 2009

Mutirão do Bolsa Família atendeu beneficiários no João de Deus





O Bairro João de Deus recebeu ,sexta-feira, 07, o "Mutirão do Bolsa Família".No período da manhã foram atendidas 1.783 pessoas, equivalente a 506 famílias; no período da tarde 2.676 pessoas, equivalente a 680 famílias, totalizando desta forma : 4.459 pessoas e 1.186 famílias , durante o evento 68 crianças foram vacinadas contra a Pólio.
"Conseguimos colocar na prática mais uma das estratégias para alcançarmos as metas do programa "Bolsa Família". Hoje participamos de uma experiência única, talvez nunca realizada aqui no município em se tratando deste programa", disse a Nutricionista Eliana Rocha.
O Mutirão foi coordenado pela Secretaria de Ação Social em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde.